terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Merry Christmas! Natal em Squamish!

Olá pessoal!!

Feliz Natal pra todos!

Este foi o primeiro natal que eu passei longe da minha família... uma experiência bem diferente, já que pra mim essa é a melhor festa pra se comemorar em família... mas eu estou com a minha "nova" família (marido) aqui, então está tudo bem :-)

Perto do Papai Noel!

Pro natal ser bem divertido e diferente, decidimos viajar e ir pra um lugar com bastante neve e frio!

Ps.: aviso: esse post contém muitas repetições das palavras "neve" e "frio" ;-)

Escolhemos ir pra Squamish, uma cidade que fica cerca de 70 km de Vancouver, mas com um clima bem diferente! Lá tem muita neve e um frio de "rachar". Na verdade lá fez cerca de -2ºC, mas com sensação térmica de menos "muitos graus" e nevou bastante!

Lindo!

A cidade é bem pequena... bem cidade de interior, um charme só. Ficamos numa pousada bem legal, no meio do nada, numa cabana. Me deu até um medinho... parecia que a gente tava perdido no meio da neve, sem comunicação com ninguém, hehehe... mas deu tudo certo, o abominável homem das neves não apareceu e tivemos um feliz natal!

As cabanas perdidas no meio da floresta...

Ander encolhido de frio

Aqui em Vancouver quase não neva... acontece em torno de três vezes por inverno e logo para e a neve derrete, voltando tudo ao normal. Já em Squamish, a cidade estava toda branquinha, parecia a cidade do Papai Noel, de filme de natal... muito lindo! Mas muito frio... foi aí que a gente "sentiu" como é complicado viver na neve. Além de ser um transtorno pra dirigir e se locomover, é muito frio! Eu descobri que também não tenho roupas nem calçados adequados pra enfrentar tanta neve! Achei que ia perder meu pé de tanto frio... isso que usei umas 5 meias de lã (verdade, não é exagero)!

Mas que frio, tchê!

Bom, eu provavelmente ia sofrer muito num lugar assim... é lindo, mas só pra ficar por alguns dias e depois voltar para as temperaturas positivas!

Foto em homenagem ao calor gaúcho!

Mas valeu a pena! Eu indico muito o passeio até lá. No verão também deve ser lindo. O Natal foi ótimo, deu uma pontinha de tristeza e saudade, mas nos divertimos bastante!!

Amanhã um amigo vem pra cá nos visitar e no ano novo vamos viajar de novo! Ou seja, vou ter assunto para os próximos posts!






Beijos pra vocês e bom final de ano a todos!!!


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Bodas de papel!

Oi pessoal!

Essa semana, dia 17/12, comemoramos nosso primeiro ano de casados! Eu já expliquei aqui que temos duas datas (uma do civil e outra do religioso) e desta vez comemoramos nosso primeiro ano de casados no religioso! Pra mim esta é a data oficial! Foi a partir daí que eu me "senti casada". E passou rápido né? Pra mim foi um ano que passou voando! Sinal de que foi um ano bom :-)

Te amo marido! Ps.: BEM mais magra... 

Pra comemorar fomos jantar num "dinner cruise". A ideia é muito boa, eles oferecem um jantar dentro de um barco que vai passando por alguns pontos turísticos de Vancouver. Nessa época do ano é ainda mais bonito  porque a cidade está toda iluminada por causa do Natal. Mas não foi tão maravilhoso quanto a gente esperava... a comida não era das melhores, o barco era pequeno e tinha muita gente lá dentro. Quando chegamos, nossa mesa era minúscula e bem no meio, sem acesso para as janelas, o que nos impossibilitaria de apreciar a vista... por sorte, uma mesa de 4 pessoas do lado da janela ficou vazia! Acho que as pessoas não apareceram e eu até prometi que iria procurar esses queridos no Facebook e dar um "like" neles, já que eles foram tão legais não indo e deixando a mesa pra gente, hehe! Enfim, só sei que a mesa sobrou e sentamos num lugar melhor...

No barco! Ps.: BEM menos magra... que ódio!

Mas eu não sugiro esse passeio, pois além de ser bem caro (nós ainda ganhamos um belo desconto comprando nesses sites de compras coletivas), não é exatamente a programação mais romântica... pra vocês terem uma ideia, o ponto alto da janta foi todo mundo cantando músicas natalinas bem alegres e faceiros... aliás, aqui todo mundo curte muito essa história de Natal!

Falando em comemoração de natal, nós tivemos várias festinhas nessa última semana! Participamos da festa de final de ano do Mood Disorder que é a equipe que eu trabalho na UBC. A festa foi bem legal, com vários vídeos engraçadíssimos feitos pelos médicos do hospital, com direito a participação desta blogueira aqui dançando, cantando e mostrando seus dotes artísticos! Se um dia eu puder publicar o vídeo, eu mostro pra vocês aqui! Ou então quando a gente se encontrar aí nas terras tropicais!

Também teve festa de final de ano do trabalho do Ander. Tirando o fato de que eu me apresentei pro garçom da festa achando que ele era o chefe do Ander, foi tudo ótimo! E eu consegui fazer isso na frente de todo mundo... mas ok, as Joanices estão sempre presentes!
Outra parte triste pro Ander foi que ele ganhou um Playstation 3 de presente, mas como não temos televisão, ele vai ter que trocar (e eu comemoro)!

Tivemos também amigo secreto com muitas pizzas e risadas com nossos amigos brasileiros-canadenses!

Acho que é isso... nesse final de semana a gente vai viajar, vamos tirar bastante fotos e depois eu posto tudo!

Beijos!!!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Fazendo trilhas em bollywood

Olá pessoal!


Finalmente não choveu no sábado! Pra comemorar fomos pra West Vancouver fazer um hike! O local é muito bonito, mas deve ser mais bonito ainda no verão. A trilha foi curta, na medida certa. No inverno é bem mais difícil de fazer exercícios ao ar livre (pelo menos pra mim), então não é muito legal fazer trilhas imensas e complicadas!

Bem que a gente podia morar num lugar assim né?

Parte da trilha

O marido (que fazia tempo que não aparecia por aqui)!

Tava bem frio nesse final de semana e parece que até nevou por aqui... mas a gente não viu...

Brrrrrrrr frio em Horseshoe Bay!

Mas o ponto alto da semana foi nossa iniciação nos filmes de Bollywood! Vocês já assistiram algum filme indiano nesse estilo? Olha, é no mínimo uma experiência interessante! Fomos convencidos por algum amigos que são fãs do gênero e devo dizer que nos divertimos bastante. Pra mim esses filmes são essencialmente uma comédia! Este que a gente assistiu era pra ser meio romance, mas é tão forçado, mas tãoooooo forçado que só pode ser comédia! Parece um novela mexicana do SBT... a diferença é que dura 3 horas (sim, TRÊS horas), tem várias dancinhas e os personagens falam um inglês misturado com alguma língua indiana. Tem até intervalo no meio do filme... vocês já foram em algum filme no cinema que tem intervalo? Pois é, nos filmes indianos têm! O Ander gostou, riu o tempo inteiro e já tá todo empolgado pra ver os próximos (olha eu entregando o marido aqui, hehe)!

Na próxima semana começam as festinhas de final de ano. E logo começam as férias e eu estou contando os minutos!

Ahhhh, nos próximos dias vamos comprar nossas passagens pro Brasil!!!! Acho que em maio estaremos aí!! Já marquem na agenda, quero encontros com todos!!!!!!!!




Um beijo!

domingo, 2 de dezembro de 2012

Aqui já é Natal

Olá pessoal!

Aqui a cidade já está no clima natalino! Afinal, já estamos no mês do Natal! E vai ser a primeira vez que eu vou ver vantagem  do "bom velhinho" usar aquela roupa vermelha :-)

Pra tentar entrar nesse clima, fomos hoje ao Christmas Market que é basicamente um mercado de natal ao ar livre inspirado na Alemanha. Não tem nada de muito especial por lá... o lugar é meio pequeno e super lotado! Tinham algumas barraquinhas que vendiam comidas e alguns enfeites de natal... mas nada de muito empolgante... o bom é que me senti em Estrela, no festival do Chucrute, com um monte de gente vestida com roupas típicas da Alemanha e dançando aquele "poropopó". Tinha também uma massa que a minha vó costuma fazer e umas balinhas doces que eu só encontrava por aí também... jantamos por lá, óbvio!

Fotinhos com a câmera nova, luxo!!!

Mas o melhor de tudo foi ver os orientais vestidos com roupinhas alemãs e dançando! Viva o multiculturalismo de Vancouver!

Tudo em alemão

Como era ao ar livre e a chuva infinita de Vancouver não dá trégua, acabamos indo embora logo. Também não tinha muito o que fazer por lá... mas já deu pra entender que eu estou em dezembro e o ano está acabando! Falando nisso, esses dias eu fiquei pensando que recém era inverno e eu já estava tão cansada, só pensando em férias... daí me dei conta de que já estamos no final do ano e nada mais justo eu estar com a "pilha fraca"! Mas os feriados de final do ano já estão chegando (estou contando os dias) e vamos recarregar as baterias!

O clima natalino

Só pra confirmar que eu estava lá...

Ah, amanhã vamos ao show do The Killers! Depois eu conto pra vocês como foi, ou não... hehehe... eu não sou lá muito fã mas o marido gosta... então eu vou junto!

Ps.: toda vez que eu começo a escrever um post, lá pelas tantas começo a ter ideias de outros post bem mais interessantes e fico achando que o que eu estou escrevendo não tem graça nenhuma... depois eu esqueço todas as minhas ideias geniais e fico completamente sem criatividade pra escrever de novo... isso acontece com vocês que têm blog também? Tem algum assunto que vocês gostariam que eu escrevesse por aqui? "Não né Joana, eu não moro aí, não sei o que tem pra fazer ou comentar!"... Ah, é verdade ;-)

Acho que é isso... sigo tentando me acostumar com a falta de sol por aqui, com os dias curtos e as noites longas...


Beijos saudosos como as chuvas daqui: infinitos!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Patinando no gelo!

Oi pessoal!

Tudo certo por aí?

Fazia um tempinho que eu não escrevia mais no blog... mas foi por pura falta de assunto! Não sei, mas nesses últimos dias eu não fazia ideia do que escrever aqui... acho que entramos na rotina, hehe! Mas pensando bem, acho que isso é até bom, não pro blog é claro... mas se tudo já não é mais tão novidade, significa que estamos finalmente nos adaptando... ou não... sei lá... :-)

Mas hoje tenho algo bem legal pra contar!

Começamos a fazer aulas de patins no gelo! Bem divertido! Meio tenso, mas acho que vai ser legal! Começamos no beginners 1, os iniciantes dos iniciantes! São só 30 minutos de aula por semana... acho que são curtinhas assim pra evitar que a gente leve muitos tombos, hehe!

Eu e o marido estamos fazendo as aulas junto com a Nati, nossa amiga aventureira :-)

Fazia séculos que eu não sabia mais o que era patinar e nunca tinha patinado no gelo antes, então eu me senti como uma criança aprendendo a andar... acho que no início vai ser difícil, mas depois de 8 aulas acho que aprendo... pelo menos a ficar em cima do patins! Não tiramos fotos, fico devendo essa pra vocês...

Só sei que agora eu fiquei achando que os jogadores de hockey têm o máximo da habilidade que uma pessoa pode ter, porque não é possível conseguir jogar e ao mesmo tempo patinar... isso deve ser MUITO difícil!

O mais legal de tudo isso é que fazemos as aulas numa community centre (cc). Também fazemos as aulas de yoga numa cc e estamos gostando bastante. A verdade é que as cc são bem diferentes dos centros comunitários do Brasil... vocês precisam ver a vista da nossa aula de yoga... lindo, incrível, de frente pra água e num lugar super privilegiado aqui de Vancouver. Quem frequenta cc aqui é a população em geral, os moradores de cada bairro ou quem mora mais próximo. Não é um local só pra pessoas carentes (apesar de eu estar carente :-)... aliás é bem o oposto disso...

O frio tá começando a chegar por aqui e hoje já fez 0 graus! Já deu pra perceber que várias casas estão decoradas pro natal! Mas mais do que isso... tem um hospital aqui perto de casa que está lindo, todo iluminado! Na frente dele tem uma praça toda iluminada também... de noite fica incrível! Enfim... o final do ano está aí e eu nem vi passar...

Hospital St. Paul 


Uma fotinho minha curtindo um friozinho!

 O Natal está chegando!

Ah, compramos uma máquina fotográfica toda ótima e de agora em diante chega de fotos de iphone! Prometemos melhorar a qualidade artística desse blog! 

E isso aí, prometo voltar a qualquer hora com mais aventuras!


Beijos e saudades!!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Shows, paper, trails, botas, chuva, yoga e etc...

Olá pessoal!

Nessa última semana:

- fomos ao show do Metric, banda que o marido adora e o show foi bem legal (Ander mandou avisar que foi um dos melhores shows de todos os tempos)! No início eu estava meio deslocada, sem conhecer nenhuma música e achando tudo muito parado... mas depois do "bis" (sim, teve bis) a banda voltou com tudo e animaram a galera! Nós até levantamos das cadeiras e arriscamos alguns passos!

- meu primeiro paper escrito em terras canadenses foi aceito pra publicação!! Viva!!!!! Eu estou especialmente feliz porque ele foi aceito em tempo recorde e de primeira! Fato inédito na minha vida e que provavelmente eu nunca mais consiga repetir, hehehe! Ele veio em boa hora e já é quase meio caminho andado da minha tese! Ufa, meu primeiro filho canadense nasceu (demorou quase uma gestação) e a felicidade está enorme dentro dessa doutoranda aspirante à pesquisadora!

- aproveitamos o sol que estava fazendo no sábado e fizemos um hike no Burnaby Lake. Estava frio e um dia lindo. O lugar vale a pena conhecer! Fizemos com uma amiga que nos indicou o passeio e foi muito bom!

Patinhos no lago 


Trilha ao redor do lago


- sigo minha saga por botas de inverno! Eu não sei o que acontece comigo, mas eu não consigo encontrar botas bonitas e por um preço justo nesta cidade! E as botas que eu encontro geralmente não entram na minha perna... eu descobri que minha batata da perna só pode ter engolido um balão já que nada é capaz de passar por ela!

- começamos a fazer aula de yoga! Ou melhor, de hatha yoga! Eu nunca tinha feito nada parecido antes... tirando uma vez que fui numa aula com o Ander... mas passei a admirar ainda mais quem se dedica a essa prática! Eu suei e passei um trabalhão durante a aula! Que difícil! E o pior foi que no início da aula a professora veio nos perguntar se já tínhamos praticado yoga alguma vez na vida e o marido disse um alto e sonoro "não". Sendo que ele já deve ter feito no mínimo umas 30 aulas... ou seja, mentiu na cara dura! E obviamente ele se saiu bem melhor que eu e a professora deve ter ficado com pena do meu condicionamento físico... :-)

- nós estamos virando canadenses... sim... brincadeira! Mas o fato é que estamos comendo brunch (aquele típico café-da-manhã norte americano) todos os finais de semana! E eu devo admitir que não sinto falta nenhuma do churrasco e troco facilmente uma carninha no espeto por um ovo com bacon!

- e segue chovendo e MUITO por aqui...

Beijos!

domingo, 4 de novembro de 2012

Outras coisinhas a mais...

Olá pessoal!

Já faz um tempinho que eu escrevi um post aqui e que foi bastante comentado, falando das minhas percepções sobre Vancouver. Hoje eu resolvi fazer a parte II desse post!

Sinceramente eu vim pra Vancouver colocando mil defeitos em tudo, achando que o Brasil era um país ótimo de se viver... depois eu "descobri" que bom mesmo era o Canadá! E passei a achar o Brasil um país de terceiro mundo sem solução... mas ultimamente eu acho que encontrei o equilíbrio! hehehe! Tem coisas que aqui são muito melhores e outras que o Brasil ganha de longe... mas, vou falar das minhas últimas impressões daqui!

Eu queria fazer um post pra cada assunto, mas como eu sei que não vou fazer, resolvi colocar tudo num só!

- aqui não existem muitas lixeiras nas ruas. Bem difícil de encontrar, numa quantidade incrivelmente menor que no Brasil. Mas a cidade é impecável, sem lixo no chão e eu acho que nunca vi um gari nas ruas limpando. Pode ser até que eles existam, mas, assim como as lixeiras, em número bem menor que no Brasil. A diferença está nas pessoas mesmo... infelizmente essa é umas das diferenças mais marcantes entre os dois países... raramente vejo alguém jogando lixo no chão. E isso é algo bem básico para a sobrevivência em uma sociedade...

- falando em educação, aqui o povo é extremamente bem educado! Sim, já falei isso antes, mas vale a pena repetir! É algo que impressiona mesmo! Um exemplo disso é no ônibus. Ninguém se empurra, esmaga ou até mesmo se encosta! Todo mundo pede licença e toda a vez que saem do ônibus falam um alto e sonoro "thank you" pro motorista. Sim, sempre!

-Já fomos há alguns shows e a dinâmica é completamente diferente por aqui... primeiro que não existem filas pra entrar nos locais... todo mundo compra o seu lugar marcado e chega alguns minutinhos antes. Dificilmente algum show tem pista... todo mundo fica sentadinho. E isso é bem estranho... no show da Madonna por exemplo, todo mundo sentadinho batendo palmas (com exceção de algumas "figuras" sensualizando). No último show que fomos, do Snow Patrol, eu quase dormi sentada... aqui fica quase inadequando alguém levantar e começar a dançar, mesmo em estádios... já no Brasil é totalmente impensável alguém permanecer sentado durante um show dançante como o da Madonna, por exemplo! Eu acho que o público também faz o show acontecer e por aqui o pessoal deixa a desejar...

-A segurança aqui é outra qualidade infinitamente melhor... não se escuta falar de assaltos ou qualquer crime. E a cada dia eu escuto alguma história bizarra do Brasil. E é vivendo em um país muito seguro que eu me dou conta de que essa história de que "faz parte ser assaltado no Brasil", de que 'pelo menos foram só danos materiais" é triste demais... Poder caminhar sozinha na rua durante a noite e morar numa casa sem grades deveria ser algo natural em qualquer lugar do mundo...

-Hoje mesmo eu estava pensando sobre essa história da identidade desse país... o Canadá não tem uma comida típica, não tem um esporte em que eles são os melhores, não tem um estilo musical canadense que seja popular, não tem uma festa típica... tudo me parece tão USA por aqui... no mercado só tem produtos americanos e na TV praticamente todos os programas vêm de lá. O Canadá é um país novo, gelado e bem pouco habitado e com muitos imigrantes. Aliás é bem difícil conhecer canadenses por aqui... e imagino que por isso não exista essa identidade cultural por aqui. Apesar deles terem o maior orgulho de serem "canadians", Vancouver parece mais uma torre de babel!


-E finalmente, vou falar da falta do sol... a "branquela" aqui tá sentindo falta dele... e ele tá cada vez mais escasso... e é impressionante como uns raios de sol interferem no humor geral da nação! Tudo mudou drasticamente e eu preciso me acostumar a viver sem ele :-)

Acho que é isso... outra hora eu escrevo sobre minhas impressões novamente!

Ps.: eu simplesmente AMO quando alguém escreve algum recado por aqui... não sei bem o motivo, só sei que eu fico beeeem feliz... não tô querendo influenciar ninguém, mas... ;-)

Beijos!






segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Eu tive um sonho...

Olá pessoal!

Hoje eu vou contar uma historinha bem rápida...

Toda vez que eu me sinto mega adaptada, adorando tudo por aqui, achando que nunca-mais-quero-morar-em-outro-lugar-no-mundo, eu sonho com o Brasil... sim, é como eu sempre digo, maldito inconsciente!

Acho que foi semana passada que eu sonhei. Eu já queria ter escrito antes, mas não deu, por motivos de não deu mesmo...

No meu sonho eu e o marido morávamos em Santa Catarina, mas beeeeem ao norte de SC... e eu olhava no mapa e pensava: "Mas de onde eu tirei essa ideia de morar tão longe??"

O bom da história é que era sexta-feira e nós iríamos voltar pra Estrela pra visitar a família e os amigos! Eu tava toda feliz!

Até que o Ander chegou em casa e disse que nós não íamos mais pra Estrela naquele dia porque ele estava cansado e não queria dirigir até lá, afinal de contas eram 7 horas de viagem! (Sim, até o tempo de distância existia no meu sonho!)

E ele ainda acrescentou: "Eu decidi que a partir de hoje nós só vamos pra Estrela nos feriados!" (ruim esse marido né? ainda bem que era "só" sonho, hehehe).

Foi então que eu saí correndo pra olhar no calendário quando seria o feriado mais próximo, toda apavorada, com vontade chorar, torcendo pra ser na próxima semana... até que... eu acordei!!!

Sabe quando a gente acorda e por uns 3 segundos não sabe nem onde está? Foi assim que eu me senti... até que os 3 segundos passaram e me dei conta de que estava no Canadá... e naquela hora o norte de Santa Catarina me pareceu algo tão perto de Estrela...

É... acho que na atual situação vai demorar um pouco mais do que o próximo feriado pra voltar e ver todo mundo :-)

Mas, como dizem por aí, "a saudade é melhor do que caminhar vazio".

Beijos, saudades imensas de todos!


domingo, 21 de outubro de 2012

1st Anniversary - 1 ano de casados (no civil)

Olá pessoal!

É isso mesmo, já faz um ano! O tempo passou voando e já completamos nossas bodas de papel (que coisa mais desesperadora saber que isso demora 60 anos pra se transformar em diamante :-)

Muitos vão se perguntar: "Mas eles estão loucos? O casamento deles não foi em dezembro?" É que aqui no Canadá já estamos em dezembro... Brincadeira!

Na verdade, pra quem não sabe, não lembra, não nos conhece ou morava em outra galáxia ano passado, nós casamos duas vezes: uma no civil e outra na igreja. O primeiro "sim" foi em 19/10/2011, num dia quente em Estrela. Foi uma festinha bem pequena só para os padrinhos e para a família. Um aquece pro grande dia que aconteceu em dezembro. Pra ser bem sincera eu só me senti casada e comecei a me referir ao Ander como marido, depois do dia 17/12/2011... mas isso é coisa da minha cabeça (eu olhei muito filme da Disney quando eu era pequena e as princesas nunca casavam no civil...)!

A gente casou bem antes "na lei dos homens" pra adiantar a situação do visto.

Há um ano... trocando as alianças! (Sim, eu tive um buquê nesse dia também! Lógico!)

Enfim, falei tudo isso pra dizer que não dava pra passar em brancas nuvens, pelo menos no primeiro ano, essa data tão importante!

Pra comemorar fomos jantar num restaurante lindo e maravilhoso aqui de Vancouver! O nome do lugar é: Brix Restaurant. O lugar é muito legal, vale a pena pra quem tiver por aqui e quiser passar uma noite romântica! Comida boa, bom vinho e um ambiente super aconchegante!

O restaurante, lindo!

A comida! Yummy!!

Em dezembro vai ter mais comemoração (sortudos nós né? Podemos comemorar duas vezes a mesma coisa, hehe)!

O melhor foi pensar em tudo que aconteceu neste ano... nós mudamos basicamente tudo na nossa vida... mudamos nosso estado civil, nossa casa, nosso endereço, "nosso local de trabalho", o país onde moramos, nossa rotina... Foi, sem dúvida, um ano bem intenso! Acho que o mais intenso de todos! Haja coragem pra enfrentar tudo isso, hehehe!

Mas tudo isso se torna possível porque eu tenho o melhor marido, companheiro e amigo do mundo! (Te amo Schê).

E que venham mais 59 anos para atingirmos esse diamante!

Outra novidade é que hoje nevou nas montanhas! Daqui pra frente poderemos começar a praticar os esportes de inverno na neve, eba!!

A neve nas montanhas!

Uma fotinho das cores do outono em Vancouver!

E uma fotinho do marido também!

Acho que é isso, beijos!!


domingo, 14 de outubro de 2012

O verão chegou ao fim...

Olá pessoal!

Enfim, chegou o outono! E junto com ele o fim do verão :-(

Na verdade esse outono tá mais com "cara" de inverno, muita chuva e o frio chegando...
Pra mim, esse verão durou uns 3 meses, de julho a outubro... e dizem que esse foi o melhor dos últimos tempos, com pouca chuva e temperaturas "altas". Bom, eu fico só imaginando como são os verões dos outros anos... dramático!

Eu tenho medo desse "famoso" inverno canadense há bastante tempo! Ainda que em Vancouver o inverno não seja tão rigoroso e não tenha tanta neve, chove demais e o sol quase não dá as caras... no alto da estação, por dezembro, amanhece às 9h e escurece às 16h, bem diferente do verão (amanhece pelas 6h e escurece às 10h).

A previsão do tempo! É pra sentar e chorar né?!


Mas, ainda estamos no outono :-)

Junto com a mudança de temperatura vieram algumas necessidades... descobri que precisava de uma bota à prova d'água, àquelas tipo "galocha", sabe?! Horríveis, eu sei, mas necessário! Tentei evitar até onde eu pude a compra dessas botas, mas não teve jeito! Hoje eu fui derrotada pela bota galocha e acabei comprando uma! Na verdade, eu nem tô achando ela mais tão feia... já que todo mundo usa, ela acaba ficando menos estranha pra mim... O Ander também comprou uma bota pra ele, mas ele encontrou uma mais "estilo Brasil de ser"...

Já deu pra sacar que aqui o que importa é se manter confortável, evitar ficar encharcado e congelar os dedinhos do pé, hehehe!

Tirando a chuva, o outono é uma estação do ano muito bonita! As árvores da cidade estão todas mudando de cor. Os tons das folhas das árvores variam de amarelo à vermelho e cada dia parece que estão mais lindas! Pena que logo todas as folhas vão cair... hehehe...

Linda a árvore!


Enfim, precisamos encontrar atividades pra fazer nesse inverno e aprender a curtir essa estação do ano...


 Eu tirando foto sou uma ótima psicóloga, hehe!
Beijos!!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Novidades do dia-a-dia...

Olá pessoal!

Depois de um longo período sem escrever por aqui, cá estou eu! Olha, pra ser sincera eu descobri que se eu fico muito tempo sem escrever, cada vez vai dando mais preguiça...

Falando em preguiça, eu descobri que meu irmão não lê meu blog porque, como ele mesmo disse "já tenho que ler um monte de coisas na escola e ainda ler teu blog?! Aí não dá..." Vê se pode?
Mas, eu descobri também que muita gente aí do sul acompanha tudo o que eu escrevo e o blog é só elogios por aí! Adorei!

Mudando de assunto (muita coisa pra escrever num post só), esses dias eu li em algum lugar uma pergunta mais ou menos assim: "Quando foi a última vez que você fez algo de novo?" Daí eu fiquei pensando e fiquei admirada comigo, haha! Mas é que esse ano eu tenho feito MUITAS coisas novas praticamente todos os dias... então eu pensei em escrever um post só sobre as minhas pequenas novidades do dia-a-dia daqui...

Nesses últimos 10 dias (pós visita da família) nós fomos a dois shows (que pra mim foram novidades)!

O primeiro foi da Madonna. Olha, eu esperava mais... não quero desanimar o povo que vai no show dela aí no sul, mas eu achei bem mais ou menos... ela não tocou quase nenhuma música conhecida (não tocou "like a virgin!") e não foi muito simpática... enfim... a notícia boa é que ela é linda (muito mais do que eu imaginava), diva e até falou que adora o Brasil!
Pelo menos Vogue a tia cantou!

O segundo show foi da Alanis Morissette! Esse tava tri! Ela não é diva, mas é bem simpática e tocou todas as mais mais!
Meio ruim a foto... mas ok!

Aqui foi dia de ação de Graças e eu nunca tinha participado de um jantar de thanksgiving (novidade)! O jantar foi ótimo, feito pela nossa amiga com todas as comidas típicas! Uma delícia!

O tradicional peru de ação de graças!

Fomos também numa churrascaria em Vancouver, com duas amigas que já voltaram pro Brasil! O restaurante era cheio de gurias sambando e "gaúchos" servindo carne. O churrasco não se compara ao do meu pai, mas dá pra diminuir a saudades do Rio Grande (o bairrista)! Comer churrasco em Vancouver, com a galera sambando também é novidade!

Comemos Ramen! O que é isso? É uma massa com sopa, carne de porco e um molho. Bom, muito bom! Fiz cara de nojinho antes de experimentar, mas me surpreendi! Esse prato vai entrar pro top 10 do inverno! Novidade novíssima em folha!

Comemos comida persa (pela primeira vez)! Fomos com um grupo de amigos que conhecemos na nossa antiga moradia... A comida estava bem boa também e o tempero é bem parecido com o brasileiro. E barato! Aliás, aqui todas essas comidas "diferentes" são muito baratas, ao contrário do Brasil!

Mas nem só de comida vive esse casal!


Fizemos trilhas bem legais também! Eu considero isso uma novidade porque o esporte na minha vida é sempre uma novidade! hahaha!

A primeira foi dentro do Stanley Park! A Preta e o Chico (pai da gorda) fizeram a trilha também! Foi ótimo, o parque é enorme e eu nunca tinha caminhado por dentro dele... adoramos!
Vancouver linda no outono!

Outra trilha foi no lighthouse park, que fica em West Vancouver. Rápido, fácil e um lugar lindo! Vale a pena!
No lighthouse park!

Viu como eu ando descobrindo muitas coisas por aqui? Por isso que não dá mais tempo de escrever... mas agora o inverno tá chegando... hoje o dia já esteve nublado e sexta é pra começar a chover e só parar no ano que vem, hehehe... ou seja, vou ter tempo de sobra!

E vocês? Quando foi que fizeram algo de novo?!

Beijos!




domingo, 30 de setembro de 2012

Visita da Família

Duas semanas de emoções intensas! Acho que isso resume a visita da nossa família aqui em Van. Desde quando eles chegaram no aeroporto, até o momento em que tivemos que nos despedir, tentamos aproveitar ao máximo a presença deles.

Com essa vinda, podemos nos recarregar com alguns itens do Brasil. Basicamente erva-mate, alguns desodorantes (os daqui são ruins, impossível de encontrar aqueles de aerosol seco) e remédios (só pra garantir!). Também ganhamos bombons!

A primeira coisa diferente para o pessoal foi a viagem em si, que é super cansativa. Para azar deles, no voo de São Paulo - Toronto eles sentaram perto de um rapaz que roncava muuuuuito alto, então não conseguiram dormir quase nada. Pelo menos gostaram das refeições :)


Com tanta coisa nova pra conhecer, não demos moleza. Fizemos um plano de viagem para eles com passeios todos os dias. Apesar de eu não poder tirar férias agora, eu ia trabalhar mais cedo para sair mais cedo à tarde e a Jô tirou duas semanas de férias para ficar com eles pra lá e pra cá. Já no primeiro dia a Jô levou eles para conhecer o Coal Harbour, que fica aqui perto de casa, só para relaxar da viagem e tomar um chimas.

Coal Harbour

Ah, como aqui em casa não tinha espaço para todos tivemos que dividir o pessoal. Conseguimos alugar um quarto na casa da Dona, a mãe da nossa ex-landlady. Era um quarto super bom, uma cama grande, banheiro, microondas, frigobar... Quem ficasse ali teria que aprender a falar Chinês, haha. No final, meus pais ficaram lá pois eles tinham ativado o celular e ficaria fácil nos comunicar.

Já no primeiro findi levamos o pessoal para ver um jogo de futebol americano. Eu não tinha visto ainda, e achei super legal. O Lucas também gostou! E pra completar, nosso time ganhou!

Enfim, durante as duas semanas que eles ficaram aqui levamos eles para conhecer o centro, fazer compras no outlet, ir nos parques, andar de bicicleta no Stanley. Também alugamos um carro e fomos para Whistler andar nas montanhas e para Bowen Island onde encontramos o "gato de Bowen". Foram passeios super divertidos e diferentes.



Passeio de bici no Stanley Park

Passeio no public market

Queen Elizabeth Park

Relógio à vapor em Gastown

Eu e o Lucas subimos a Grouse Grind

Em Whistler, que hospedou as Olimpíadas de Inverno 2010

O "gato de Bowen"


Pena que o tempo passa rápido...

~~ dessa vez fui eu, Ander, quem escreveu o post :)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Afinal de contas... Pra quem eu escrevo esse blog?

Olá pessoal!

Domingo nós fomos a um churrasco na casa de um amigo do México. Estávamos conversando com ele sobre o blog e ele disse que pra manter um blog é preciso dedicação e nem todo mundo consegue... tirar um tempo regularmente pra escrever não é fácil... no início todo mundo tenta, mas depois de um tempo vai perdendo a graça, se entediando e acaba parando...

Eu fiquei refletindo sobre isso... eu gosto MUITO de escrever no blog, nem sabia que eu ia curtir tanto essa vida de blogueira! Acho legal pensar sobre os posts, o que eu vou escrever, como vai ser... fico pensando em quem está lendo... apesar de eu não ter noção de quem são 80% das pessoas que passam por aqui... enfim, é uma função legal pra mim!

No início, lá no Brasil, quando eu pensei em fazer um blog, meu principal objetivo era fazer um "diário de viagem". Eu sempre quis deixar tudo registrado, porque aos poucos eu vou esquecendo os detalhes, as impressões, etc... um amigo meu, meu compadre Guilherme, que mora na Bélgica, me disse antes de virmos pra cá: "Escreve um diário com todas as tuas impressões, com tudo o que tu percebes de diferente, relata todos os passeios e viagens... porque depois tuas impressões vão mudando e tu não te lembras mais dos detalhes lá do início!"
Foi isso o que eu pensei quando decidi escrever o blog... deixar registrado tudo o que eu estou vivendo esse ano, todos os lugares que eu visitar, minhas impressões, etc... Eu bem que poderia escrever um diário só pra mim, mas decidi compartilhar isso com minha família e meus amigos, até pra todos acompanharem um pouco dessa história! Às vezes eu penso que pode ser uma exposição meio desnecessária e é por isso que eu nunca publico foto de ninguém aqui (exceto minhas e do Ander)... :-)
O Ander não é muito assíduo aqui (momento reclamação), mas de vez em quando ele até lê os posts, hehehe...

Minha ideia é daqui algum tempo ler todos os posts e relembrar tudo o que eu fiz (na verdade vai ser só uns 10%, mas já é algo) e ver quem participou disso através dos recados... enfim, acho que tá dando certo... eu ainda tenho bastante vontade de continuar escrevendo aqui :-)
Eu vejo que têm algumas pessoas que chegam no blog através do google, procurando algo sobre o Canadá e acho isso muito bom. Fico feliz em poder passar um pouquinho de informação pra quem tem interesse em morar ou visitar Vancouver!

Na próxima sexta a família vem pra cá nos visitar \o/
Vão ficar duas semanas aqui! Provavelmente eu não vou aparecer muito por aqui... mas prometo me esforçar! De qualquer forma, vou ter bastante história pra contar por aqui depois!

Enfim, fica aqui a minha sugestão: se fores viajar, escreve sobre o que estás vivendo... não precisa ser um blog, tem outras milhares de maneiras de fazer isso. Escrever me ajuda a organizar as ideias, clarear meus sentimentos e me mantem conectada com muita gente!

Post meio chato esse, mas foi mais pra mim lembrar daqui algum tempo o que me fazia escrever toda a semana aqui!

Beijos, prometo vir com mais aventuras da próxima vez!

domingo, 9 de setembro de 2012

6 meses no Canadá... e aí?

Olá pessoal!

Eu já escrevi no blog que fizemos 6 meses aqui etc e tal... mas acho que esse fato merece um post só pra ele!

É pouco tempo, mas já aconteceram taaaaantas coisas que parecem 6 anos... e ao mesmo tempo, 6 dias!
Eu quase nem acredito que minha vida mudou tanto em tão pouco tempo... fico bem orgulhosa de mim e do Ander por encararmos essa "aventura" e virmos pra cá! Eu já aprendi muitas coisas por aqui, muito mais do que em 10 anos no Brasil... aliás, tem certas coisas que a gente só aprende quando mora em outro país!

Já venci tantos medos e ainda tenho muitos outros pra encarar... descobri que eu sei fazer coisas que eu nem sabia que era capaz... mudei minha rotina, meu critérios, minha visão de mundo, de gente, de certo e errado... mas não de uma maneira radical (não se assustem)! Quem conversar comigo provavelmente vai "ver" a mesma Joana... aquela de sempre... mas eu sei que eu mudei. Nem sei se é pra melhor ou não, mas sei que é diferente.
Tenho muito orgulho do meu marido. Sei que nem 1% das pessoas seria capaz de fazer o que ele fez, nem sei se euzinha teria essa coragem! Encarar o desafio de sair Brasil, vender tudo, pedir demissão do emprego e vir pra cá com todas as incertezas do mundo... tem que ter coragem!

A gente já conquistou muita coisa por aqui... está tudo indo bem e sei que temos muito mais pra viver nessas terras tão distantes! Cada vez eu gosto mais daqui e de todos que convivemos por aqui! Cada dia que passa me sinto mais em casa (especialmente agora na minha casa :-)

Estou vivendo um período da minha vida que eu jamais vou esquecer... não sei se teria coragem de migrar, pois envolve muitas outras questões que eu não sei se conseguiria... mas tá valendo a pena toda a função de morar aqui por um ano!

Se vocês tiverem essa oportunidade, não pensem duas vezes! É sofrido, difícil, tem dias que eu tenho vontade de pegar o primeiro avião e voltar... Mas tem o outro lado que me faz querer ficar: o lado das descobertas, das pequenas superações, das novidades... e vai tudo se encaixando e parecendo cada vez mais fácil!

Faz tempo que eu não sonho com o Brasil e isso é um bom sinal! Não que a minha saudade tenha diminuído, mas essa distância já está um pouco mais bem resolvida dentro de mim...

Ainda tenho imensa saudades de tudo daí,... das pessoas, da bagunça, da cultura, comida, família, ver meu irmão crescer e se tornar um "aborrecente", minha mãe falando sem parar, meu pai fazendo churrasco, o Bambam, meus avós/tios/primos, amigos, Estrela, Poa, passar as datas importantes na casa dos meus pais, tomar chimas/cerveja/"café" com minhas amigas, o hcpa, meu ap, minha rotina, minha psico... enfim, esses e muitos outros momentos... mas, quando eu voltar, vou sentir falta de tudo o que estou vivendo aqui também! E é uma saudades que me faz bem!

E que venham mais 6 meses :-))))))


Beijos!!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

6 meses de Canadá comemorados nos EUA!

Olá pessoal!

Esse final de semana foi feriadão de novo em Vancouver, o "labour day" ou o dia do trabalho! Então, quando se trata de feriado, lá vamos nós passear! Fomos pra Seattle, nos Estados Unidos.

Eu não estava esperando muito da cidade, só queria mesmo fazer compras... mas não é que me surpreendi muito com o local?!

Seattle fica perto de Vancouver, pouco mais de 200 km de viagem e acho que todo mundo teve a mesma ideia, porque a cidade estava lotadíssima! Fila pra absolutamente tudo... uma loucura!

Eu achei a cidade bem parecida com Vancouver em muitos aspectos... várias lojas e restaurantes iguais, o trânsito é bem parecido, prédios altos no centro e muita água!

A diferença mais gritante pra mim foram as pessoas... nossa, apesar de Vancouver e Seattle estarem tão perto, são bem diferentes nesse sentido... enfim, lá não tem canadenses... lá moram os norte-americanos e isso já explica muito!

Fizemos alguns passeios bem legais, como uma visita ao Space Needle que é um "disco voador" construído numa altura de 184 metros. A vista lá de cima é muito bonita, especialmente se o dia está ensolarado!

"Space needle"

A vista lá de cima

Fizemos um city tour (bem turistas) e passeamos pelos principais pontos da cidade. Fomos ao mercado público que é bem famoso e também é onde o Starbucks começou... passamos na frente da primeira loja, mas tinha taaaanta fila que desistimos de tentar entrar... como eu odeio café, nem me importei muito... o Ander também não deu muita bola...

Um dos pontos turísticos

O primeiro Starbucks

Mas o motivo principal da viagem foi "go shopping"! Fazer compras nos EUA vale bem mais a pena que no Canadá. Lá a taxa é menor e tudo é mais em conta... fomos em um outlet que mais parecia o Iguatemi em véspera de natal! Completamente lotado, uma função pra achar vaga no estacionamento, lojas lotadas, pessoas doidas comprando, enfim... passamos o dia todo lá... conseguimos almoçar as 16h da tarde, quando eu já estava quase desmaiando de fome... tudo isso porque não tinha condições de chegar perto da praça de alimentação antes...

Maaaaaaaaaaaas............ VALEU A PENA!!! Compramos mais do que devíamos, óbvio... mas conseguimos comprar muitas coisas por um precinho muito bom! Enfim... quero só ver levar tudo isso de volta pro Brasil...

Outro fato importante é que dia 03/09 fez 6 meses que estamos morando aqui... esse tempo passa rápido! Não sei se fico feliz ou triste... se quero ficar mais ou não... enfim, deixa chegar o inverno pra eu esclarecer meus sentimentos por Vancouver! hehehe!

Nós!

Beijos!

Ps.: quero comentários aqui no blog! Nada de comentar pelo facebook, e-mail, mensagens... comentem aqui :-)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Vivendo no limite... sim, nós subimos a Grouse Mountain!

Olá pessoal!

Esse final de semana nos superamos mais uma vez! Vancouver está virando uma edição do programa "No Limite"!

Nós fizemos a trilha "Grouse Grind", que sobe a Grouse Mountain! Resumindo, pra vocês sentirem o que foi, essa trilha tem quase 3 km de subida, com 2830 degraus... sim... eu inventei de fazer isso...

Ander: Ahhh, trilhazinha barbada! Vamos láááá!

Têm algumas pessoas, que eu desconfio fortemente que são alienígenas, que fazem em meia hora todo o percurso... o recorde é 25 minutos... nós fizemos em 2:42 h :-) Bati o recorde da mais devagar! hahaha!

Ander: humm, vou ter que ir sozinho pra bater esse record, com a Jô nunca iria funcionar!

Bom, no início da trilha tem um aviso enorme dizendo que isso não é "brincadeira" pra beginners e etc e tal... mas eu pensei: "juuuuuuura, claro que eu consigo!!! Tô ótima!" E lá fomos nós...

No início, felizes, me sentindo "a" atleta!


O negócio é estilo tortura medieval... durante toda a trilha têm algumas árvores com marcações (no total são 41, eu acho... não sei, porque no final eu já não conseguia mais me concentrar nisso)... mas tu sobes, sobes e o número não aumenta nunca!

Ander: 8, 9, 10... Estamos quase lá hein Jô, falta só um pouquinho...


Sente o drama...

A trilha tem 4 marcações: 1/4, 1/2, 3/4 e o final... então te dá aquele desespero quando tu já estás quase perdendo os pulmões e te dá conta que só passou 1/4...

Bom, eu passei por 4 estágios bem definidos durante a trilha! No primeiro quarto eu quase perdi os pulmões... socorro... tava toda esbaforida, mas ainda estava consciente, hehehe!

Ander: nossa, tem um monte de gente nos passando, acho que estamos devagar...

No segundo quarto me veio aquele ódio mortal de estar vivendo aquilo... um mau humor do fundo da alma... sorte que eu não tinha mais forças, senão... hahaha... e o Ander estava suuuuuuuuuuuuper bem humorado, falando das árvores, dos esquilos, tirando fotos, blá, blá, blá... eu só conseguia mandar ele ficar quieto (ou melhor, "cala a boca!")... e quanto mais eu ficava mal humorada, mais o humor dele melhorava, óbvio! E o pior é que os canadenses, com a mania de ser sempre simpáticos, passavam por mim e sorriam... diziam palavras de incentivo e eu tinha vontade de dizer: "tá sorrindo por quê??? Te odeio!" hahaha... e tinham pessoas subindo correndo... que ódio!

Ander: Jô, olha ali que legal, um esquilinho! Olha, olha!!! Que, não quer nem saber do esquilo? Mas tu nunca viu um tão pertinho, aproveita...

No terceiro quarto eu quase tive um treco... passei mal, minha pressão baixou, fiquei pálida, me deu um frio terrível, achei que ia vomitar... um horror... eu escutava o barulho dos helicópteros (que ficam no topo da montanha pra passeios) e pensava: "tomara que sejam os paramédicos vindo me salvar!" hahaha...

Ander: Jô, tu tá bem? Tu tá meio branca... Quer comer alguma coisa? Não... tá, só não vai dormir aí hein?!

Na última parte eu só queria chorar... tinha uma criança de uns 4 anos subindo com o pai e lá pelas tantas o pequeno sentou no chão e começou a chorar, dizendo que não queria mais subir, que estava cansado... por pouco eu não fiz a mesma coisa, juro... só não fiz igual porque ainda me restava um fio de sanidade mental... mas minha vontade era de chorar de desespero!

Ander: Até o gurizinho tá ganhando de nós... sério, deve ter aprendido a caminhar ontem... Vamos que quero chegar ainda hoje lá em cima!

E no final, depois de chegar toda estrupiada, quase inconsciente, o marido olha pra mim e fala: "Mas que despreparo, hein? Da próxima vez eu não venho contigo... nem suei... nem deu pra cansar, tu ficavas parando de minuto em minuto... blá, blá, blá..."
Que próxima vez????? Tá doido??? Nunca mais me convida pra fazer essa trilha do terror! hahahaha! É nessas horas que eu me lembro porque eu odeio tanto fazer exercícios físicos...

Ander: Finalmente, 2:42. Nem precisa lavar a roupa, nem suei, que bom :)


 Na chegada... "Chama a ambulância, por favor"...


Bom, mas a vista lá em cima pelo menos é linda! Mas vale mais subir de gôndola, sem stress... sem traumas!

A vista lá de cima

A minha melhor amiga: a gôndola!


Beijos!