domingo, 4 de novembro de 2012

Outras coisinhas a mais...

Olá pessoal!

Já faz um tempinho que eu escrevi um post aqui e que foi bastante comentado, falando das minhas percepções sobre Vancouver. Hoje eu resolvi fazer a parte II desse post!

Sinceramente eu vim pra Vancouver colocando mil defeitos em tudo, achando que o Brasil era um país ótimo de se viver... depois eu "descobri" que bom mesmo era o Canadá! E passei a achar o Brasil um país de terceiro mundo sem solução... mas ultimamente eu acho que encontrei o equilíbrio! hehehe! Tem coisas que aqui são muito melhores e outras que o Brasil ganha de longe... mas, vou falar das minhas últimas impressões daqui!

Eu queria fazer um post pra cada assunto, mas como eu sei que não vou fazer, resolvi colocar tudo num só!

- aqui não existem muitas lixeiras nas ruas. Bem difícil de encontrar, numa quantidade incrivelmente menor que no Brasil. Mas a cidade é impecável, sem lixo no chão e eu acho que nunca vi um gari nas ruas limpando. Pode ser até que eles existam, mas, assim como as lixeiras, em número bem menor que no Brasil. A diferença está nas pessoas mesmo... infelizmente essa é umas das diferenças mais marcantes entre os dois países... raramente vejo alguém jogando lixo no chão. E isso é algo bem básico para a sobrevivência em uma sociedade...

- falando em educação, aqui o povo é extremamente bem educado! Sim, já falei isso antes, mas vale a pena repetir! É algo que impressiona mesmo! Um exemplo disso é no ônibus. Ninguém se empurra, esmaga ou até mesmo se encosta! Todo mundo pede licença e toda a vez que saem do ônibus falam um alto e sonoro "thank you" pro motorista. Sim, sempre!

-Já fomos há alguns shows e a dinâmica é completamente diferente por aqui... primeiro que não existem filas pra entrar nos locais... todo mundo compra o seu lugar marcado e chega alguns minutinhos antes. Dificilmente algum show tem pista... todo mundo fica sentadinho. E isso é bem estranho... no show da Madonna por exemplo, todo mundo sentadinho batendo palmas (com exceção de algumas "figuras" sensualizando). No último show que fomos, do Snow Patrol, eu quase dormi sentada... aqui fica quase inadequando alguém levantar e começar a dançar, mesmo em estádios... já no Brasil é totalmente impensável alguém permanecer sentado durante um show dançante como o da Madonna, por exemplo! Eu acho que o público também faz o show acontecer e por aqui o pessoal deixa a desejar...

-A segurança aqui é outra qualidade infinitamente melhor... não se escuta falar de assaltos ou qualquer crime. E a cada dia eu escuto alguma história bizarra do Brasil. E é vivendo em um país muito seguro que eu me dou conta de que essa história de que "faz parte ser assaltado no Brasil", de que 'pelo menos foram só danos materiais" é triste demais... Poder caminhar sozinha na rua durante a noite e morar numa casa sem grades deveria ser algo natural em qualquer lugar do mundo...

-Hoje mesmo eu estava pensando sobre essa história da identidade desse país... o Canadá não tem uma comida típica, não tem um esporte em que eles são os melhores, não tem um estilo musical canadense que seja popular, não tem uma festa típica... tudo me parece tão USA por aqui... no mercado só tem produtos americanos e na TV praticamente todos os programas vêm de lá. O Canadá é um país novo, gelado e bem pouco habitado e com muitos imigrantes. Aliás é bem difícil conhecer canadenses por aqui... e imagino que por isso não exista essa identidade cultural por aqui. Apesar deles terem o maior orgulho de serem "canadians", Vancouver parece mais uma torre de babel!


-E finalmente, vou falar da falta do sol... a "branquela" aqui tá sentindo falta dele... e ele tá cada vez mais escasso... e é impressionante como uns raios de sol interferem no humor geral da nação! Tudo mudou drasticamente e eu preciso me acostumar a viver sem ele :-)

Acho que é isso... outra hora eu escrevo sobre minhas impressões novamente!

Ps.: eu simplesmente AMO quando alguém escreve algum recado por aqui... não sei bem o motivo, só sei que eu fico beeeem feliz... não tô querendo influenciar ninguém, mas... ;-)

Beijos!






12 comentários:

  1. Jô, leio todos os teus post, comento sempre eles com meu namorado. Principalmente quando você escreve sobre essas diferenças!!! Morro de vontade de me aventurar mas falta coragem por enquanto. Mas vocês e suas experiencias estão servindo de inspiração para nos dar coragem!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina! Que legal saber que vocês estão acompanhando o blog!

      Eu te entendo perfeitamente sobre a "falta de coragem"! Essa é uma decisão muito pessoal e eu também tinha muito medo... mas hoje eu posso te afirmar que essa foi uma das melhores decisões da minha vida! O que se aprende aqui em um ano eu levaria uma década pra aprender se estivesse na minha "zona de conforto"! Tomara que vocês possam viver essa experiência!

      Beijos!

      Excluir
  2. Foi diferente a tua adaptação, sempre ouvi relatos que o mais comum que o primeiro estágio é achar que o novo país é muito melhor, para depois achar que o anterior era melhor, e enfim a adaptação. Exemplo:
    http://terrasestranhas.blogspot.com.br/2010/01/os-quatro-estagios-de-adaptacao-um-novo.html

    Seria interessante descobrir a porcentagem de pessoas que tem qual sequência de reações. Por outro lado, eu, em um ano fora, nunca saí do estágio 1 de euforia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo!

      Eu concordo contigo, o normal deve ser o contrário mesmo! Mas é que eu nunca quis morar no exterior... (olha eu me confessando aqui)! Esse nunca foi um "sonho" meu... acabou acontecendo... então eu já vim pré-determinada a achar que morar no exterior não era legal... mas depois descobri que pode ser muito bom sim!

      Sobre o artigo, acho que está mais relacionado às pessoas que mudam definitivamente pra outro país. Daí sim todos esses estágios ficam bem mais evidentes...

      Beijos!

      Excluir
  3. Ok....tambem AMO receber comments lá no Blog ! Por isso estou deixando meu recadinho aqui para fixa-lá feliz!!! ;)
    Poucas lixeiras não quer dizer nada.....já estivemos em vááárias cidades em que NAO ha lixeiras!!! Sinistro, hein? Mas o "mote" é o seguinte: " o lixo é seu, vc leve ele com vc até sua casa ou hotel"
    Isso foi em Sielva di Val Gardena (Dolomites). Detalhe: nem um único papelzinho de lixo na rua e a cidade sem uma única lixeira,.... Rsrsrs

    Estamos morando aqui na beautiful Vancouver desde 4a. Feira. Meu email é duplacanadense "at" gmail "dot" com. Se quiser me mande um email e marcamos uma caminhada pelo Stanley Park (temos ido diariamente desde q chegamos.....até com chuva...rsrs.....hj então.....foi festa!!! :)

    Abs da Dupla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dupla Canadense (engraçado chamar alguém pelo nome do Blog, hehehe).

      Eu entrei agora no teu blog e vi que vocês estão morando aqui depois de um processo beeeem longo! Que legal que deu certo! Vocês estão super empolgados, que maravilha! Podemos marcar algo sim, vamos adorar!

      Fiquem à vontade pra me mandar um e-mail pra mim também pro: joana "dot" bucker "at" gmail "dot" com (gostei dessa ideia de escrever o e-mail assim).

      Beijos!

      Excluir
  4. Se tu tivesse ido nos shows do Foo Fighters, Iron Maiden e Metallica, tuas impressões seriam outras. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas até se eu fosse num show desses num templo budista ou num convento minhas impressões seriam outras, hehe!

      :-)

      Excluir
  5. Ei.. um ensaio na neve seria bem legal em casal? = )
    O povo aqui do Estúdio Objetivo acompanha todos os post e tem o blog nos favoritos dos navegadores hehe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridos do Estúdio Objetivo!

      De vez em quando, quando estamos em algum lugar muito bonito, eu digo pro Ander: "O Dudu e o Manfroi iriam adorar tirar fotos aqui!" Tem cada lugar bonito pra fotos, vocês iriam fazer a festa! Venham!

      Que bom que vocês gostam do Blog!

      Beijão!

      Excluir
  6. Ouvi sobre uma "depressão sazonal", que acomete as pessoas no inverno, por falta de luz solar. Ataca principalmente quem vem dos trópicos e não está acostumado à falta de luz. Pode ser tratado com banhos de luz artificiais, etc... Te cuida, Joaninha.
    Abraço, papai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha, Pai, acho que fui eu quem te falou sobre isso, lembra?! Por enquanto ainda estou bem :-)

      Beijos!

      Excluir