domingo, 9 de setembro de 2012

6 meses no Canadá... e aí?

Olá pessoal!

Eu já escrevi no blog que fizemos 6 meses aqui etc e tal... mas acho que esse fato merece um post só pra ele!

É pouco tempo, mas já aconteceram taaaaantas coisas que parecem 6 anos... e ao mesmo tempo, 6 dias!
Eu quase nem acredito que minha vida mudou tanto em tão pouco tempo... fico bem orgulhosa de mim e do Ander por encararmos essa "aventura" e virmos pra cá! Eu já aprendi muitas coisas por aqui, muito mais do que em 10 anos no Brasil... aliás, tem certas coisas que a gente só aprende quando mora em outro país!

Já venci tantos medos e ainda tenho muitos outros pra encarar... descobri que eu sei fazer coisas que eu nem sabia que era capaz... mudei minha rotina, meu critérios, minha visão de mundo, de gente, de certo e errado... mas não de uma maneira radical (não se assustem)! Quem conversar comigo provavelmente vai "ver" a mesma Joana... aquela de sempre... mas eu sei que eu mudei. Nem sei se é pra melhor ou não, mas sei que é diferente.
Tenho muito orgulho do meu marido. Sei que nem 1% das pessoas seria capaz de fazer o que ele fez, nem sei se euzinha teria essa coragem! Encarar o desafio de sair Brasil, vender tudo, pedir demissão do emprego e vir pra cá com todas as incertezas do mundo... tem que ter coragem!

A gente já conquistou muita coisa por aqui... está tudo indo bem e sei que temos muito mais pra viver nessas terras tão distantes! Cada vez eu gosto mais daqui e de todos que convivemos por aqui! Cada dia que passa me sinto mais em casa (especialmente agora na minha casa :-)

Estou vivendo um período da minha vida que eu jamais vou esquecer... não sei se teria coragem de migrar, pois envolve muitas outras questões que eu não sei se conseguiria... mas tá valendo a pena toda a função de morar aqui por um ano!

Se vocês tiverem essa oportunidade, não pensem duas vezes! É sofrido, difícil, tem dias que eu tenho vontade de pegar o primeiro avião e voltar... Mas tem o outro lado que me faz querer ficar: o lado das descobertas, das pequenas superações, das novidades... e vai tudo se encaixando e parecendo cada vez mais fácil!

Faz tempo que eu não sonho com o Brasil e isso é um bom sinal! Não que a minha saudade tenha diminuído, mas essa distância já está um pouco mais bem resolvida dentro de mim...

Ainda tenho imensa saudades de tudo daí,... das pessoas, da bagunça, da cultura, comida, família, ver meu irmão crescer e se tornar um "aborrecente", minha mãe falando sem parar, meu pai fazendo churrasco, o Bambam, meus avós/tios/primos, amigos, Estrela, Poa, passar as datas importantes na casa dos meus pais, tomar chimas/cerveja/"café" com minhas amigas, o hcpa, meu ap, minha rotina, minha psico... enfim, esses e muitos outros momentos... mas, quando eu voltar, vou sentir falta de tudo o que estou vivendo aqui também! E é uma saudades que me faz bem!

E que venham mais 6 meses :-))))))


Beijos!!

6 comentários:

  1. Eu não colocaria em outras palavras. O legal é que depois, tua visão de tudo muda. As barreiras parece que ficam menores.

    Eu morei um tempo aqui na Alemanha em 2006-2007 e voltei pra cá semana passada. A real é que acabou sendo como voltar para uma segunda casa.

    Assim como mudar de Estrela para Porto Alegre é um passo que aos poucos tu acaba absorvendo, quando tu te muda de país acontece a mesma coisa. Tu começa a te acostumar com o jeito do pessoal, faz novas amizades e acaba fazendo a tua vida.

    Quando falei para a minha mãe que eu estava voltando pra cá, um dos comentários foi 'Ah, mas pra ele ir para a Alemanha é que nem nós irmos para Porto Alegre'. A verdade é que ela não tá errada. Tua visão muda, o mundo fica menor, e algumas coisas não parecem mais tão difíceis/absurdas.

    Óbvio que eu estou me esfaqueando de saudades daí, especialmente da minha mulher que só vem depois, mas tu acaba encarando isso como uma coisa que tu tem que passar se tu quiser ter essa experiência.

    A real é que tu aí vai ser tua segunda casa, e em um pouco mais de tempo, todas essas diferenças entre os países vão ser encaradas com uma naturalidade muito estranha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que legal ler esse teu comentário! Acho que é isso mesmo... parece complexo, mas é simples, parece fácil, mas é difícil, hehehe... uma confusão, mas que no fim só tem benefícios!

      A saudades é complicado, mas só tem quem tem amor... se a gente não ama, não sente saudades... eu não sei como seria sem o Ander aqui, imagino tu sem tua esposa... mas tudo se dá um jeito e logo passa :-)

      Beijos!

      Excluir
  2. Outro post muito bem escrito, com a valiosa contribuição do Barden. Tudo o que vocês manifestaram é correto (quem sou eu pra afirmar isto?) e muito humano.

    Não existe certo ou errado, todo mundo tem razão. Sem mencionar que sentir saudades é bom.

    A experiência nunca poderá ser tirada por ninguém. O Barden matou a pau quando escreveu em "naturalidade muito estranha".

    Fred

    ResponderExcluir
  3. Oi Fred!
    esse povo de Estrela né? Essa gente sabe o que diz, hehehe...

    Pois é, ninguém nunca vai tirar essa experiência de mim... vou aprendendo a lidar com esses sentimentos e descobertas aos poucos e tudo vai ficando familiar!

    Beijos com saudades!!

    ResponderExcluir
  4. Eu continuo apostando que ainda vou ao Canadá para visitar meu netinho(a)...
    abraço,
    papai.

    ResponderExcluir