terça-feira, 17 de julho de 2012

Coisinhas a mais...

Ola pessoal!

Hoje eu vou mudar um pouco a estrutura do post... vou escrever um pouco sobre as minhas impressoes daqui...
Faz tempo que eu nao escrevo sobre isso e acho que ta ficando chato so ficar passando resumo de final de semana pra vcs... depois eu entro de noite ou amanha ou quinta e escrevo o tradicional resumo do final de semana! Ps.: esse teclado nao tem acentos, nem corretor... outra hora eu entro pra corrigir tudo!



Quanto as minhas impressoes, queria comentar um pouquinho sobre tudo o que eu estou vivendo e sentindo aqui! Culturalmente, Vancouver eh completamente diferente do Brasil... pelo menos de POA e de Estrela eh diferente sim! Tem coisas melhores e outras, nem tanto... tem algumas coisas que me impressionam muito e outras que eu ja me acostumei! Entao vamos as mais "chocantes"!

- Os canadenses tem fama de educados e sao mesmo! Aqui todo mundo passa o tempo todo dizendo thank you e sorry pra TUDO! Isso mesmo! Qualquer coisa que tu facas eh um thank you ou um sorry... ou nem precisa fazer nada que ja escuta tambem... eu acho isso meio exagerado, parece que estao pedindo desculpas por existir o tempo todo! Mas esse eh um habito que eu ja incorporei tb... to sempre falando isso...

- Essa historia de que brasileira gosta de mostrar o corpo mais do que as outras mulheres de outras culutras eh mito! Agora no verao parece que as mulheres daqui querem mostrar toda a sua sensualidade ao mesmo tempo! E fica ridiculo... eu particularmente nao consigo achar esse povo daqui muito sensual... entao parece que nao combina aquelas saias curtissimas e coladas no corpo... mas o mais incrivel eh que ninguem, absolutamente nenhum misero homem olha... NUNCA vejo nenhum quebrar o pescoco, comentar, buzinar e etc... acho isso o maximo! A impressao que eu tenho eh que da pra andar pelada e ninguem vai dar a minima... ninguem ta nem ai... nao sei se os homens daqui tiveram boas maes em casa ou se a libido daqui eh diferente da latina... So sei que eh completamente diferente...

-  Aqui nao se cumprimenta com beijo, nem abraco! Toda vez que eu faco isso fica uma situacao constrangedora... mas dai eu justifico dizendo que eu sou brasileira e que no Brasil a gente se beija-o-tempo-todo... O normal aqui eh no maximo dos maximos rolar um apertaozinho de mao... mas so quando a pessoa eh muito simpatica e afetiva ou quando ja se tem um certo grau de intimidade... senao eh um "Hi" mesmo e um sorrisinho de canto de boca...

- Aqui nao se mistura trabalho com vida pessoal! Mesmo que tu saias pra jantar com teus colegas de trabalho, ria junto e se sinta a melhor amiga forever da pessoa... outro dia ela vai passar por ti e dizer "Hi" como se nem soubesse quem tu es... eh um choque, mas acredite: ela nao tem nada contra ti... eh so o jeito deles mesmo...

- Aqui todo mundo leva comida de casa pra comer no trabalho... raramente o pessoal come fora... aqui eh vianda (!) todos os dias! E se possivel, comem na frente do computador enquanto trabalham! A refeicao mais importante deles eh a janta, que acontece super cedo, pelas 18 h... eu tambem levo meu almoco de casa quase sempre, mas ainda nao consegui jantar as 18h... nao consigo, impossivel pra mim!

- Outra impressao minha, mas mais subjetiva (pode ser que outras pessoas nao concordem), eh que aqui nao eh status social estar sempre correndo com mil coisas pra fazer... hoje eu vejo que no Brasil eh quase que obrigacao estar ocupado! Imagina voce chegar para os seus amigos, colegas de trabalho ou familiares e nao dizer que a vida ta corrida, que tem mil coisas pra fazer, que nao tem tempo pra nada... duvido que alguem ai consegue... mesmo que nao tenha nada pra fazer, vai dizer que a correria ta demais... parece uma pressao social! Ja aqui, o "cool" eh nao ter nada pra fazer... ser tranquilo, sem stress... com tempo de sobra pra tudo... trabalhar das 9h as 17h, fazer exercicios fisicos e comer comida organica! Ter filhos e animais de estimacao tambem sao uma boa pedida... e eu acho muito bom! Qualidade de vida eh o que tem de melhor aqui!


Acho que eh isso... eu sei que voces leem o blog (meus amigos e familia) apesar de so meu pai comentar (valeu pai!)... mas eu vejo que tem bastante acesso no blog todos os dias, principalmente do Brasil! Fico feliz! Eu ainda sinto saudades dai... quase sempre melhora, mas as vezes eu sonho... sonho que to ai ou que tenho saudades ou que nunca mais vou voltar e acordo triste (maldito inconsciente!)... mas passa...!!!!

Beijos!!

10 comentários:

  1. Jo, adorei o post.
    Sempre pensei que essa necessidade de "estar sempre correndo" fosse universal; interessante ver que aí é diferente. E, pelo que vi, tuas impressão são na maioria positivas em comparação com o BR, né? Que legal!
    Continuem escrevendo, o blog está ótimo.
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biel!! Pois eh... eu acho que aqui eh diferente! Talvez seja algo de Vancouver mesmo... acho que em Toronto a historia eh outra, mas aqui a vida eh mais relax! Que bom que estas gostando do blog! Saudades de ti, beijos!!

      Excluir
  2. Oi Jô!
    Que coisa querida teus sonhos! :) Bateu mais saudade de ti agora quando li!!
    Isso da vianda, pudemos sentir na pele aqui em casa! Hahah! Foi muito engraçado as primeiras vezes que ele levou, pq ele nao pedia, ou sequer, avisava!! Isso tbm é hábito dai? pegar as coisas dos outros sem pedir!? Ou deve ser ele, mesmo...
    E achei o maximo eles levarem a vida mais light! Acredito que isso tenha a ver com o mercado de trabalho, remuneração....pq aqui a gente tem que se ralar pra conseguir algum dia ganhar bem!!
    Saudades mil, guria!!!

    Beijão, Tati GAlli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati querida!!! Muitas saudades de ti tb!!!
      Pois é, quanto a pegar as coisas dos outros, eu nunca vi nada disso aqui... Bem pelo contrário... Vai ver é ele mesmo!
      Já a história do trabalho... Pode ser que em parte seja pela remuneração, mas acho que é algo da cultura mesmo... Sei lá, posso estar enganada tb... :-)
      Beijão com muitas saudades!!!!

      Excluir
  3. Muito bom este post!!!

    É pra este tipo de impressão que se fazem viagens e intercâmbios. E a maneira com a qual tu escreveu teu sentimento foi muito tri! Foi, digamos, esclarecedora. Parece que a gente que lê também teria o mesmo sentimento que o teu (o que provavelmente seria verdade se estivéssemos aí). Talvez pelo fato de nós, latinoamericanos brasileiros do sul, pensarmos de maneira muito semelhante.

    Dá um medo e ao mesmo tempo uma felicidade isto.

    Beijo pra vocês

    Fred

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred!! Fazia tempo que tu nao aparecia por aqui! Que bom que partilhamos das mesmas percepcoes... e que bom que tu gostou do post!!

      Beijao pra voces!!

      Excluir
  4. Saudades dos Amigos!!!
    Amei as observações sobre o lugar, as impressões de vocês são exatamente as que eu tive quando conheci o Canadá e EUA!!! É VERDADE!!!
    BJÃO

    ResponderExcluir
  5. Oi Bibi!! saudades de vcs tb!! Bom saber que a nossa percepcao eh a mesma, me da um alivio, hehehe!! Beijao!!

    ResponderExcluir
  6. Só não entendi a parte "Ter filhos e animais de estimacao"! Leia novamente: não achou estranho? Tá certo que aqui em casa o Bambam tem um status de "quase filho", mas filhos e animais de estimação são categorias completamente diferentes...
    Abraço, Papai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Pai, eu nao disse que era mesma coisa... so disse que essas duas condicoes sao uma "boa pedida" por aqui... e sim, teu filho Bambi eh praticamente meu irmao mais novo! Beijos!

      Excluir