sábado, 19 de janeiro de 2013

Como se escreve mesmo?

Olá pessoal!

Depois de quase um ano morando aqui no norte eu e o Ander estamos esquecendo algumas palavras básicas em português. Nesse exato momento ele me perguntou: "de madrugada" se escreve junto ou separado?

Na mesma hora a gente começou a rir porque as dúvidas estão ficando cada vez mais bizarras...

E eu tenho várias na hora de escrever... "existe 'ao invés de'"? Tá certo dizer que algo "está trancado?" Casa é com z ou com s?

Tá, exagerei! Mas às vezes eu tenho dúvidas dignas de uma criança de 6 anos de idade. Esses dias eu estava respondendo um e-mail de alguns amigos e escrevi: " tal coisa não é MAU ideia!" Me achando a esperta, até fiquei um bom tempo pensando se esse "mau" era com u ou com l... na hora eu achei essa frase tão estranha, mas como eu ando tão insegura pra escrever, achei que estava certo... 5 minutos depois eu me dei conta e fui lá rasgar meu diploma do ensino fundamental!

Eu até comecei a usar o revisor do google pra escrever meus e-mails (juro), mas nem sempre ele ajuda 100%.

Eu esqueço mais das palavras na hora de escrever... não que eu esteja escrevendo super bem em inglês, não é isso. Acho até que eu não sei mais escrever em nenhum idioma, hehehe. Mas não sei o que acontece que eu tenho dúvidas sobre quase todas as palavras... acho que deve ser porque ando lendo mais em inglês do que em português. Os últimos livros que lemos de literatura foram em inglês e isso colabora bastante pra esquecer coisas básicas em português.

Também esqueço algumas palavras na hora de falar... às vezes uso o equivalente em inglês ou então não lembro nem em inglês, nem em português... mas isso não é tão frequente.

Então, será que devo largar o doutorado e voltar pra 1ª série? Tem cura isso gente? Quem já morou fora, já passou por uma situação semelhante?

Ps1:. olha eu aqui confessando minha ignorância pra todo mundo!
Ps2: desculpa se eu erro quando escrevo algum e-mail pra vocês... eu sempre peço pro google me ajudar, mas nem sempre ele colabora!
Ps3.: tive VÁRIAS dúvidas sobre construções de frase e palavras enquanto escrevia esse post...

Beijos do casal que não sabe mais escrever, mas promete melhorar :-)


8 comentários:

  1. hahahahahaha morri de rir!!!!
    Essas de revisor do Google, de voltar pra 1a série e tal não existem no mapa! Só tu mesmo!
    Eu nunca passei por isso... mas acho que deve ser assim! DON´T WORRY! (BE HAPPY eu sei que vcs estão sendo...)
    Mas agora fiquei curiosa com uma coisa: o Ander fazendo um curso de caligrafia estilosa (tipo a letra do convite de vcs, né?)e... a questão é: será que vai saber escrever certo em português??? m-e-d-o!!! hehe
    Nossos convites de casamento serão CERTO escritos por ti, Anderzito!!!
    Mil beijos de quem morre de saudades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pilu!!

      tua amiga aqui tá cada vez pior... e o Ander também!
      Ahhh, quer dizer que a senhorita finalmente vai parar de enrolar o Dô e vai casar com ele?? Quando??? Já tô indo lá comprar meu vestido pra ir nesse casório!! :-)

      Beijão, muitas saudades!!

      Excluir
  2. hehe figuras
    so falta o "aprendiz de calígrafo" se formar e escrever errado depois - com letra bonita!
    Hhehe Abraços
    Julio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julio!

      hehehe, é só o que falta mesmo...

      Olha só, tu tem um blog também? Eu nem sabia!

      Beijos!!

      Excluir
  3. Aproveitem para aprenderem um terceiro idioma: alemão, espanhol. Quando embrulha assim é porque já sabem o suficiente de inglês.
    "Tal coisa não é MAU ideia" (ou seria "má idéia"?).
    Abraço,papai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pai!

      Acho melhor não, ainda temos muito pra aprender em inglês...

      Sim, o certo é má ideia (sem acento), por isso eu disse que iria rasgar meu diploma do ensino fundamental...

      Beijos!

      Excluir
  4. Nossa, super me identifiquei! Morei 3 anos fora e também passei por essas situações e ficava com essa sensação de ter regredido a 4a. série! Hahaha. Mas é realmente sinal de que a coisa tá tomando forma. Daqui a pouco a bagunça melhora! Muito bacana o teu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Obrigada! Sim, impressionante como esquecemos rápido mesmo, mas aos poucos tudo vai melhorando :-)

      Excluir