quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Snowshoe


Oi pessoal!
Nesse último sábado nós fizemos um esporte de inverno bem legal: o snowshoe. É uma atividade bem parecida com o hike só que é realizado na neve. Ou seja, é basicamente subir uma montanha coberta de neve. Existem algumas montanhas perto de Vancouver onde pode-se fazer snowshoe e a gente escolheu a Cypress. Acordamos bem cedinho e pegamos um ônibus até a montanha.
Chegamos lá perto das 9h e já estava lotado. Filas enormes e muita gente fazendo esporte. Impressionante como esse povo de Vancouver é esportista. Não importa se tá nevando, chovendo e frio... o pessoal se joga! Mas pra nossa sorte, o dia estava lindo, sem chuva e sem neve!
Dia lindo
 
Lá existem duas opções, a trilha paga, com mais opções de trilhas e vários níveis de dificuldade; e a trilha de graça, uma só, com uma subida infinita. Optamos por fazer as duas e acho que foi a melhor opção pra quem vai pela primeira vez.
Começamos pela trilha paga e mais fácil. Depois fomos aumentando a dificuldade, até chegar no final da trilha e passar pra parte de graça. No início é meio estranho caminhar com o snowshoe... parece um pé de pato, e mais atrapalha do que ajuda. Depois, quando tudo vai ficando mais difícil e mais íngreme é que a gente entende o motivo do snowshoe! Ele ajuda muito a manter o equilíbrio e não sair rolando montanha abaixo.
Eu e o snowshoe
 
Com certeza é um esporte que gasta muita caloria! Eu suei muito! Nem parecia que eu estava no meio da neve de tanto calor. É uma sensação um pouco estranha pois ao mesmo tempo que eu estava suando e com muito calor, não podia tirar o casaco porque estava frio e cheio de neve.
O final da trilha foi o mais puxado, sem dúvida! Quando a trilha paga acabou e passamos para a trilha de graça, a pior parte começou. Tivemos que subir montanhas enoooormes (olha o exagero) e não chegávamos nunca no topo. A gente sempre pensava: ”essa deve ser a última”, mas quando chegávamos lá em cima, aparecia um morro maior ainda pra gente subir... enfim, chegou um momento que a gente desistiu... sim caro leitor, não chegamos no topo! Mas a última parte (não tenho certeza se era a última porque aquela montanha era infinita) era muito íngreme... e eu e o marido já estávamos acabados... então decidimos voltar. Foi uma ótima decisão porque chegamos 5 minutos antes da trilha fechar e devolvermos os snowshoe.
Subidas sem fim
 
 
Vista durante o passeio
 
Subimos bastante, hein?
Eu e o marido!
 
É uma experiência legal, nada de muitas emoções, mas vale a pena por estar em contato com a natureza e se exercitando. Eu ainda quero fazer outros esportes na neve e quero esquiar de novo. Ainda tenho algum tempinho até esse inverno acabar.
Acho que é isso,
Beijos saudosos!!!






sábado, 19 de janeiro de 2013

Como se escreve mesmo?

Olá pessoal!

Depois de quase um ano morando aqui no norte eu e o Ander estamos esquecendo algumas palavras básicas em português. Nesse exato momento ele me perguntou: "de madrugada" se escreve junto ou separado?

Na mesma hora a gente começou a rir porque as dúvidas estão ficando cada vez mais bizarras...

E eu tenho várias na hora de escrever... "existe 'ao invés de'"? Tá certo dizer que algo "está trancado?" Casa é com z ou com s?

Tá, exagerei! Mas às vezes eu tenho dúvidas dignas de uma criança de 6 anos de idade. Esses dias eu estava respondendo um e-mail de alguns amigos e escrevi: " tal coisa não é MAU ideia!" Me achando a esperta, até fiquei um bom tempo pensando se esse "mau" era com u ou com l... na hora eu achei essa frase tão estranha, mas como eu ando tão insegura pra escrever, achei que estava certo... 5 minutos depois eu me dei conta e fui lá rasgar meu diploma do ensino fundamental!

Eu até comecei a usar o revisor do google pra escrever meus e-mails (juro), mas nem sempre ele ajuda 100%.

Eu esqueço mais das palavras na hora de escrever... não que eu esteja escrevendo super bem em inglês, não é isso. Acho até que eu não sei mais escrever em nenhum idioma, hehehe. Mas não sei o que acontece que eu tenho dúvidas sobre quase todas as palavras... acho que deve ser porque ando lendo mais em inglês do que em português. Os últimos livros que lemos de literatura foram em inglês e isso colabora bastante pra esquecer coisas básicas em português.

Também esqueço algumas palavras na hora de falar... às vezes uso o equivalente em inglês ou então não lembro nem em inglês, nem em português... mas isso não é tão frequente.

Então, será que devo largar o doutorado e voltar pra 1ª série? Tem cura isso gente? Quem já morou fora, já passou por uma situação semelhante?

Ps1:. olha eu aqui confessando minha ignorância pra todo mundo!
Ps2: desculpa se eu erro quando escrevo algum e-mail pra vocês... eu sempre peço pro google me ajudar, mas nem sempre ele colabora!
Ps3.: tive VÁRIAS dúvidas sobre construções de frase e palavras enquanto escrevia esse post...

Beijos do casal que não sabe mais escrever, mas promete melhorar :-)


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Voltando à rotina...

Olá pessoal!

Acabaram as nossas viagens e voltamos à rotina. Depois de três viagens seguidas, muitos lugares novos e momentos bons, o ano finalmente começou pra gente. Eu estou achando muito diferente começar o ano em pleno inverno... parece que eu ainda não me acostumei com essa história de estações invertidas. Pra mim ainda estamos na metade do ano e é tão estranho desejar feliz ano novo pra todo mundo...  meu cabelo anda caindo muito (algo típico e que só acontece no verão) e eu fico achando que meu corpo também não está adaptado a essas mudanças climáticas!

Já que voltamos ao dia-a-dia de sempre, não tenho muito o que contar... têm algumas pequenas novidades como, por exemplo, as aulas que o Ander vai fazer de caligrafia (lembram do convite de casamento?). Pois é, o marido vai se dedicar a esse talento nato que ele tem e vai investir um pouco nesse hobby. Estamos torcendo para que o curso seja ótimo e que ele aprenda um monte de técnicas legais! Se eu tivesse coordenação e motricidade fina eu também faria... mas o máximo que eu me arrisco é aprender a tricotar! Vou tentar aprender um ponto básico e fazer uma manta, se der certo, quando ficar pronta eu mostro pra vocês. Uma amiga vai me ensinar e eu começo hoje as aulas com ela!

Pra vocês ficarem com invejinha do frio eu mostro algumas fotos que tiramos no domingo enquanto caminhávamos no Stanley Park.
Estava um dia BEM frio e sem chuva \o/

Eu esqueci minha touca em casa e quase congelei as orelhas! Ainda não me acostumei com essa função de estar sempre quente em casa e muito frio na rua... acabo sempre colocando menos roupa do que deveria e fico passando frio! Mas ainda tenho alguns longos meses de inverno pra aprender.

 Paisagem no inverno

 Lago congelado

Acho que é isso... beijos!!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Esquiando pela primeira vez

Olá pessoal!

Mais novidades por aqui! Um amigo do Brasil veio nos visitar e ficou alguns dias com a gente aqui em Vancouver. Depois ele foi pra Whistler e a gente foi atrás dele, hehehe. Passamos o final de semana lá e esquiamos pela primeira vez! O nosso amigo, o Douglas, que sabe esquiar super bem e já faz isso há anos, nos deu uma aula particular. 

Os dois felizes no meio do gelo

Bom, o que eu posso dizer é que essa foi uma das experiências mais legais relacionadas ao inverno daqui! A sensação de estar em cima de um esqui é fantástica! Isso que não fizemos nada de emocionante, nem radical, mas só de conseguir se equilibrar e descer uma parte pequena da montanha, a adrenalina toma conta! 

Praticamente profissionais dos esportes na neve

Eu até que fui mais ou menos bem, quase não caí e, na maioria das vezes, até que me equilibrava relativamente bem... já o Ander... esse caiu várias vezes, era engraçado de ver! A gente tava tão atrapalhado que só de chegar perto um do outro já parecia que íamos rolar montanha abaixo! 

No início foi mais difícil, ficamos junto com as crianças, que conseguiam esquiar muito melhor e mais rápido que a gente. Depois fomos tomando coragem e partimos pra área "dos adultos". Eu acho que os anos de patinação na minha infância/adolescência me ajudaram a entender mais rápido como fazer pra não se espatifar no chão. Aliás, tudo que a gente aprende na infância é mais fácil, né? Quando eu tiver filhos, vou apresentar o maior número de estímulos pra eles aprenderem tudo o que puderem... porque depois... cada vez fica pior!

Até parece que essa de roxo e esse de azul sabem alguma coisa...

Bom, depois do marido cair várias vezes (hahaha, coitado do marido!) e de eu suar horrores mesmo no meio da neve, de tanto fazer força pra frear, já era hora de ir embora. Não é possível esquiar lá de noite pois não tem iluminação. Pra ir embora a gente foi descendo mais ou menos um terço da montanha, que é super alta! Reparem o quanto evoluímos num só dia :-)

Haja força pra frear tanto!

A estação de esqui à noite

Demoramos uma hora até chegar lá em baixo e deu pra cansar muuuito! O Douglas fez alguns vídeos da gente esquiando e quando ele nos enviar os melhores momentos, eu posto aqui no blog pra vocês rirem também!

Update: aqui está o link do vídeo:

Clique aqui

É meio longo, mas dá pra ver toda a desenvoltura do casal!
 
Se eu pudesse dar um conselho pra vocês, eu diria: usem filtro solar... brincadeira! O conselho é: não deixem de esquiar se tiverem oportunidade! É uma experiência muito legal, uma sensação ótima deslizar em cima de toda aquela neve e além do que é super divertido! Eu adorei e vou tentar praticar mais vezes!!


 Uma fotinho de Whistler da janela do hotel

Um beijo!


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Garota eu vou pra Califórnia...

Olá pessoal!!

Feliz Ano Novo pra todos, que 2013 seja um ótimo ano pra todo mundo!

Eu e o Ander tiramos alguns dias de férias e fomos passear em San Francisco, na Califórnia! Antes eu quero avisar que esse post é loooongooo e cheio de fotos... mas esse merece! 

A gente bem que queria viajar dentro do Canadá, ir pra costa leste, mas é extremamente caro viajar dentro do país. É infinitamente mais barato ir para os Eua, uma economia de mais ou menos 60%. Incrível né?  

Então desta vez escolhemos San Francisco! E que bela escolha, que lugar legal, com um astral ótimo! Foi uma viagem feliz. Sabe aquela sensação de estar num lugar que tem cara de praia? Aqui, no hemisfério norte, é inverno, mas lá a temperatura estava em torno de 10 à 15 graus. E o mais importante de tudo: tinha sol! São Pedro resolveu colaborar com este casal aqui e a chuva não apareceu em nenhum momento. Fazia tempo que eu não ficava exposta a tantos dias de sol, hehehe, fiz muita fotossíntese por lá! 

Eu li em algum lugar (nada científico) que as pessoas que moram em lugares quentes e com praia são mais felizes... e eu ando concordando! Fazia tempo que eu não escutava uma risada alta, conversas e agitação na rua... se isso é sinônimo de felicidade eu não sei, mas que me deu vontade de morar lá, isso deu! Mas Vancouver, com sua chuva, céu cinza e silêncio infinito também é legal :-)

Bom, mas vamos à viagem! A gente fez muitas coisas, visitamos muitos lugares e não paramos um minuto. Eu ainda estou exausta (chegamos hoje), mas descansei mentalmente e é pra isso que servem as férias! 

Nosso hotel era exatamente ao lado desse portal que marca a entrada de Chinatown, o bairro chinês de San Francisco (SF). Mas apesar de SF ter uma das maiores Chinatowns da América do Norte, a língua mais falada por lá parece ser espanhol... mais até que o inglês, hehehe!


A entrada de chinatown


San Francisco me pareceu uma cidade bem antiga e com um transporte público bem ruim. Pior que PoA até, se é que isso é possível. Por isso tivemos que caminhar muito por lá, porque não dava pra contar com os ônibus que demoravam séculos e estavam sempre lotados.  Nós obviamente queríamos fazer os top 10 da cidade e pra isso tivemos que enfrentar muita gente e muitas filas.
Uma atração turística bem disputada é subir as famosas lombas de SF de bondinho. Ficamos um tempão na fila pra "viver este momento", hehehe. Mas foi legal, nos sentimos vivendo no passado.


Que divertido!


Outra parte legal da cidade é visitar os piers. Têm vários, mas um em especial, o pier 39, conta com a presença de leões marinhos tomando seu banho de sol e fazendo diversas brincadeiras pra alegria da turistada! Coisa mais fofinha.


Curtindo um solzinho


O passeio que o Ander mais gostou foi a visita à ilha de Alcatraz (medo)! Lá é onde fica aquela prisão de segurança máxima que aparece em tudo quanto é filme hollywoodiano. Hoje em dia ela está desativada, basicamente por causa dos gastos excessivos para mantê-la. Antigamente ela servia de abrigo para os bandidos mais perigosos do universo, àqueles considerados "incorrigíveis", ou seja, psicopatas de carteirinha! Vários bandidos famosos ficaram presos lá, mas o único que eu já tinha ouvido falar era o Al Capone. O diferencial dessa prisão é que ela fica numa ilha e era quase impossível alguém escapar com vida, já que não tem muito o que fazer se a pessoa consegue escapar, pois tem uma longa distância de água gelada pra nadar. Alguns tentaram e morreram, outros desapareceram... enfim, em resumo, o passeio é bem interessante (pra não dizer que é muito legal e eu ficar parecendo esquisita de gostar dessas coisas, hehe). 


Foto tirada de SF mostrando a ilha de Alcatraz


Eu, na versão "atrás das grades". Não curti, hehe


O marido não se comportou e foi direto pra solitária, hehe


Essas eram as celas dos detentos, uma cela por pessoa


E essa é a vista da ilha... nada mal né?


Ah, o mais curioso é que as famílias dos policiais moravam ali também, incluindo as crianças. Todo mundo vivendo, mesmo que sem contato direto, praticamente no mesmo ambiente. 

Já eu... bom, eu AMEI a Golden Gate Bridge! Que fantástico! Lindo, com uma vista inacreditável e o mais maravilhoso de tudo: estava sem fog! SF é conhecida pela cidade do fog, ou da neblina. E não tinha absolutamente nada, só um céu azulzinho e um sol maravilhoso!  


Mas é muito estiloso esse marido


A ponte é beeeem longa e a gente atravessou ela duas vezes. Na ida ainda tinha sol e na volta já estava anoitecendo. Maravilhoso de qualquer jeito!


 Feliz na Golden Gate


O pôr-do-sol!!


Nós na Golden Gate Bridge


O que me chamou atenção foi que ao longo de toda ponte têm vários aparelhos telefônicos, junto com placas e avisos como esse abaixo, oferecendo um serviço de aconselhamento para àqueles que foram ali se jogar da ponte... pra ter toda essa infra-estrutura, o número de suicídios ali deve ser bem alto. 


 As placas: oferecendo algum tipo de ajuda pra quem planeja pular da ponte. 


Bom, outro passeio ótimo foi a ida a "Coit Tower", uma torre com uma vista linda da cidade!


Vista de SF


Coit Tower


Fomos também no Castro, um bairro que também é famoso nos filmes hollywoodianos (Milk, por exemplo). Aliás, que cidade famosa essa né?!


O Castro


Esta é uma região conhecida por ser frequentada pelo público homossexual. Olha, é até divertido, mas com muita gente bebendo até cair e alusão de órgãos genitais pra todo lado. Eu não achei legal porque só reforça aquela ideia preconceituosa e estereotipada de que gay é promiscuo, se droga e etc e tal... Pronto, fica aqui o meu protesto contra essas ideias do século passado! 

Fomos também passear na Universidade da Califórnia que fica na cidade de Berkeley. Gente nerd é assim, vai visitar universidade nas férias... fazer o quê?


UC Berkeley


O Ander fez amizade com os esquilos por lá


E finalmente (ufa), fomos assistir aos fogos na virada! Lindo, emocionante e inesquecível. Foram 15 minutos de fogos sincronizados com as músicas mais tocadas de 2012 (pelo menos foi a conclusão que a gente chegou). Com certeza foi o show de fogos mais bonito que eu já vi!


Feliz 2013!


É isso aí, que 2013 seja tão legal quanto 2012! Ah, em Maio estamos aí nas terras brasileiras! Reservem um horário na agenda que eu quero encontros com todos!! Beijos!!!