segunda-feira, 4 de março de 2013

1 ano de Canadá \o/

Olá pessoal!

Sim, isso mesmo, já faz um ano! Sim, passou muito rápido! Sim, foi muito melhor do que eu imaginava!

Nesses 365 dias muita coisa aconteceu. Parece que eu vivi 10 anos em um. Conheci muita gente, lugares, sabores, cores e amores. Vim para fazer parte do meu doutorado, mas o que eu aprendi foi muito além de pesquisa científica, artigos, análises e projetos. A Joana que entrou no avião partindo pra Vancouver no dia 02/03/2012 não é a mesma que está aqui na frente do computador escrevendo este post. Aprendi na marra que a gente pode ser feliz com muito pouco, quase nada e que o importante mesmo é se sentir leve.

Aí vai um resumo dos melhores e piores momentos:

Eu aprendi:

- que sol faz falta. MUITA falta. Ficar sem ele por muito tempo é absurdamente pior do que viver no calor de 40ºC de Forno Alegre.
- quando o sol aparece é preciso ir pra rua e aproveitá-lo.
- a ser mais educada com quem eu não conheço e prestar atenção nos outros respeitando o espaço de cada um.
- que botas de borracha em Raincouver são super úteis.
- que um casaco quentinho é a melhor pedida pro inverno.
- a fazer tricô.
- que saudades dói. No peito mesmo, dor física e se eu paro de pensar nisso, eu sonho.
- que tem pessoas que sentem falta de mim e de uma forma ou de outra manifestam o carinho que sentem e isso me deixa muito feliz.
- que tirar o sapato dentro de casa faz uma diferença enorme pra manutenção da casa limpa.
- que empregada/diarista/faxineira é bom, mas que a gente também pode viver sem e dar conta direitinho do recado.
- que ser dona de casa dá trabalho, hehehe.
- que consigo viver sem ir no salão. É difícil e eu ainda não vejo nenhuma vantagem nessa parte.
- que eu consigo engordar muito comendo essa comida norte-americana. Prometo emagrecer até maio.
- a confiar mais em mim.
- que é preciso ser flexível e que a tolerância à frustração é a minha melhor aliada.
- que tudo tem o seu lado bom e podemos aprender em todas as situações.
- que sair da nossa zona de conforto só faz bem e só faz crescer.
- que a comida brasileira é a melhor do mundo :-)
- a cozinhar TODAS as noites.
- a levar comida pro trabalho.
- que a solidariedade vem das pessoas que a gente menos espera.
- que o brasileiro é o melhor povo do mundo e eu reconheço a quilômetros de distância!
- que eu sei escrever em um blog!

E milhares de outras coisas que eu não lembro agora, mas que são importantes também.


Eu ganhei:

- amigos queridos pra vida toda, que eu gosto muito e aprendo demais.
- um início de casamento como poucos! Muito aprendizado e entendimento.
- a possibilidade de conhecer muitos lugares lindos e ver neve pela primeira vez!
- segurança, posso sair na rua de noite bem tranquila!
 -um ano incrível, que eu tentei dividir com vocês um pouquinho de cada coisa e cada aprendizado.

Aqui vão algumas fotinhos dos lugares que a gente mais gosta em Vancouver:

Stanley Park

Grouse Mountain

West Vancouver

West Vancouver

Stanley Park

Não tem como expressar aqui tudo o que eu senti e vivi, mas eu tentei fazer com que vocês vivessem um pouquinho de tudo isso. Eu ainda quero sentar e ler todos os posts que eu escrevi e ver se minhas percepções ainda continuam iguais ou se eu escrevi muita besteira no início, hahaha. Provavelmente sim. Mas faz parte do processo de encantamento e medo do lugar e do novo. Espero que vocês tenham gostado do blog e se divertido comigo. Eu fiquei muito feliz com todos os feedbacks que recebi ao longo desse ano, me surpreendi com os comentários positivos. Fiquei sempre muito feliz com cada comentário aqui.

Um beijo!

14 comentários:

  1. Jo, que maravilhoso ler isso tudo. Foi (e está sendo) muito legal ler teus posts, estamos todos viajando e aprendendo juntos.
    Não tenho a menor dúvida de que o aprendizado fora do laboratório é sempre o maior e mais significativo. Curtam bastante os próximos meses!!
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Biel!! Que legal ler isso! Espero que tu estejas bem feliz e curtindo tudo por aí tb! Espero começar a ler o teu bolg em breve :-)

      Beijos!!!

      Excluir
    2. Pena não ter um LIKE aqui. Jo, o Biel completamente nos ignora com essa história de BLOG. Ele é o maior leitor de todos os tempos, mas fazer o dele que é bom, pfsss! Vamos lá, todos juntos: el, el, el, blog do biel! ahhaha
      beijos

      Excluir
    3. Thaís, vamos fazer uma pressão pra ver se ele agiliza logo esse blog! Beijos!!

      Excluir
  2. Muito bom ler o que tu escreves. Deixa o papai orgulhoso...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. QUE LINDO, JÔ!!!!!
    Tô sem palavras... Me emocionei! hehe
    Fico muito feliz em te ver feliz, te ver leve, te ver alcançando sonhos... Tu só colhe o que tu semeia... pode ter certeza!
    Que bom saber que o Ander tá aí do teu lado, das tuas descobertas criativas (essa do tricô, é nova pra mim!!! quero q tu me ensine! hehe), da importância do sol na tua vida (no sentido real e mais simbólico possível)... Segue esta jornada com amor, minha flor!
    Saudades...
    Muitos beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pilu querida! Obrigada por tudo sempre!! Com certeza tu é uma das pessoas que eu mais sinto falta!!! Ainda faço uma manta bem bonita pra te dar de presente! Beijos!!!

      Excluir
  4. Joooooooooooooooooooo! Não vá embora... fique um pouco mais! Tu não está deixando o blog, né? Escreveu com um ar tão tão tão saudosista e de fechamento de uma fase, que pareceu que sim. Opa, será que é só isso e eu entendi errado? será que é uma fase que está acabando e começando uma nova? :)
    Adorei os comentários. Diria que a parte do salão tu ainda vai aprender sozinha... assim como aconteceu com a faxina!
    Ah, e teu inglês, não deu uma melhorada 100%? POW isso tem que ir no topo da lista! Afinal, ter um inglês joia custa tempo e dinheiro! hehehe
    Aproveita a nova Jo em Raincuver (no verão, eeee).
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Martini!! Que bom receber um recado teu! Pois é... ando pensando em parar e escrever no blog sim... não tenho mais nada de muito interessante pra contar... eu já escrevi sobre quase tudo e agora me falta assunto, hehe! Vamos ver se eu me animo a continuar escrevendo...
      Meu inglês melhorou, mas tá longe de estar ótimo... mas devia ter escrito isso sim! É tanta coisa que eu esqueço :-)

      Beijos, saudades!!

      Excluir
  5. Viver fora é um aprendizado incrível, né? A gente cresce muito mesmo! Parabéns pelo seu ano de Canadá! :) Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana, fico feliz em te ver aqui! Sim, eu nem sabia que dava conta de tanta aprendizagem :-)

      Beijos!!

      Excluir