Faz tempo que não escrevo por aqui. Já faz quase um ano que estamos morando no Canadá.
Como eu já escrevi milhões de vezes, têm muitas coisas que são diferentes aqui... e uma delas é o sistema de saúde. Aqui não existe nada de graça, é preciso pagar uma mensalidade para ter acesso ao sistema de saúde. Paga-se um valor bem razoável, menos do que se paga pelos planos de saúde no Brasil, para consultar ou fazer qualquer procedimento médico. Há alguns meses a gente se cadastrou e semana passada eu tive minha primeira experiência como paciente no Canadá.
Eu até já tinha ficado doente antes e tinha consultado um médico, mas foi através do meu seguro saúde que eu fiz no Brasil, então não valeu como experiência canadense :-)
Eu não fiquei doente, nem nada. Estou ótima. Mas, pra quem não sabe, eu tenho uma doença crônica, que não é nada grave, mas que se eu não tratar pode incomodar... e já estava mais do que na hora de eu tomar vergonha na cara e ver se está tudo ok.
Aqui, diferente do Brasil, não se vai logo ao especialista. Mesmo com diagnóstico eu fui consultar um médico de família. Existem várias clínicas pela cidade, as "walk-in", em que não é preciso marcar consulta, é só chegar e ser atendido. Lá o médico de família me atendeu, fez algumas perguntas, leu o lado feito pelo meu médico do Brasil, me deu um puxão de orelha por eu ter demorado tanto pra consultar e me deu a requisição para fazer os exames. Mas ele não me encaminhou pra nenhum especialista. Acho que aqui não é comum... só quando a coisa tá séria... senão é o médico de família quem atende todo mundo.
Eu vou ser bem sincera. Apesar da consulta dele ter sido ótima, com toda a calma do mundo, super simpático e atencioso, eu não fiquei 100% segura. Achei estranho não ter consultado com um especialista... mas acho que isso é puro preconceito meu mesmo...
Outra diferença é que o resultado dos exames vai direto pro médico e o paciente não tem acesso. Isso sim me incomodou bastante. No Brasil, como todos vocês sabem, é o oposto e eu acho infinitamente melhor. Lá na clínica a secretária me falou que a partir deste mês o sistema mudou e os resultados já estariam sendo enviados para os pacientes também. Mas, quando fui fazer os exames, perguntei pra secretária e ela me disse que o resultado vai diretamente pro médico. E só. Não curti.
Eu acho que o sistema de saúde daqui é melhor que o SUS no Brasil, mas pior que os planos de saúde. Não é de graça, mas também não se paga muito. É o meio termo. Veremos as cenas dos próximos capítulos... hehehe.
Outra coisa que eu queria contar, que não tem relação nenhuma com esse assunto, é que eu e o marido fizemos uma cortina! Fazia alguns dias que a claridade do nosso quarto vinha me incomodando durante a noite. Então resolvemos colocar uma cortina que bloqueia a passagem de luz. Como aqui não existe essa história de mandar fazer e todo mundo faz tudo em casa, lá fomos nós fabricar a nossa própria cortina. Compramos o tecido, os ganchinhos, cortamos, penduramos e esse é o resultado:
A cortina
Cada dia mais profissionais e independentes na vida a dois, hehe!
Beijos, saudades!!!
Para o pessoal não ficar preocupado com tua "doença crônica", seria bom dizer que se trata de "hemocromatose hereditária" e falar um pouco sobre ela. Sobre a cortina, acho que faltou uns babados e está muito reta: parece um tapume. Mas o grande mérito é que foi feita pela Joaninha! abraço, papai.
ResponderExcluirOi Pai! Obrigada, mas a cortina não é pra ser bonita. É só pra ser útil mesmo! Beijos!
ResponderExcluirAh, quando estava cursando Farmácia víamos um vídeo super exaltando o sistema de saúde do Canadá. Mostrava gente fugindo dos EUA para ter atendimento...mas que engano, pelo visto!! Haha
ResponderExcluirJo, não tem quem faça costuras?? Ficou boa a cortina; se fosse eu já estaria toda repuxada. Bj, Kath
Oi Kath!
ExcluirOlha, acho que aqui o sistema de saúde é bem melhor que nos USA mesmo. É melhor que no Brasil tb, a diferença é que aí a gente paga bastante pelo planos de saúde e acaba tendo mais conforto... mas aqui é bom e igual pra todo mundo.
Sobre as cortinas, até tem quem faça, mas tudo que envolve serviço é sempre MUITO caro e todo mundo acaba fazendo em casa mesmo. Muito obrigada, bom receber um recadinho teu!
Beijos!!