domingo, 30 de setembro de 2012

Visita da Família

Duas semanas de emoções intensas! Acho que isso resume a visita da nossa família aqui em Van. Desde quando eles chegaram no aeroporto, até o momento em que tivemos que nos despedir, tentamos aproveitar ao máximo a presença deles.

Com essa vinda, podemos nos recarregar com alguns itens do Brasil. Basicamente erva-mate, alguns desodorantes (os daqui são ruins, impossível de encontrar aqueles de aerosol seco) e remédios (só pra garantir!). Também ganhamos bombons!

A primeira coisa diferente para o pessoal foi a viagem em si, que é super cansativa. Para azar deles, no voo de São Paulo - Toronto eles sentaram perto de um rapaz que roncava muuuuuito alto, então não conseguiram dormir quase nada. Pelo menos gostaram das refeições :)


Com tanta coisa nova pra conhecer, não demos moleza. Fizemos um plano de viagem para eles com passeios todos os dias. Apesar de eu não poder tirar férias agora, eu ia trabalhar mais cedo para sair mais cedo à tarde e a Jô tirou duas semanas de férias para ficar com eles pra lá e pra cá. Já no primeiro dia a Jô levou eles para conhecer o Coal Harbour, que fica aqui perto de casa, só para relaxar da viagem e tomar um chimas.

Coal Harbour

Ah, como aqui em casa não tinha espaço para todos tivemos que dividir o pessoal. Conseguimos alugar um quarto na casa da Dona, a mãe da nossa ex-landlady. Era um quarto super bom, uma cama grande, banheiro, microondas, frigobar... Quem ficasse ali teria que aprender a falar Chinês, haha. No final, meus pais ficaram lá pois eles tinham ativado o celular e ficaria fácil nos comunicar.

Já no primeiro findi levamos o pessoal para ver um jogo de futebol americano. Eu não tinha visto ainda, e achei super legal. O Lucas também gostou! E pra completar, nosso time ganhou!

Enfim, durante as duas semanas que eles ficaram aqui levamos eles para conhecer o centro, fazer compras no outlet, ir nos parques, andar de bicicleta no Stanley. Também alugamos um carro e fomos para Whistler andar nas montanhas e para Bowen Island onde encontramos o "gato de Bowen". Foram passeios super divertidos e diferentes.



Passeio de bici no Stanley Park

Passeio no public market

Queen Elizabeth Park

Relógio à vapor em Gastown

Eu e o Lucas subimos a Grouse Grind

Em Whistler, que hospedou as Olimpíadas de Inverno 2010

O "gato de Bowen"


Pena que o tempo passa rápido...

~~ dessa vez fui eu, Ander, quem escreveu o post :)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Afinal de contas... Pra quem eu escrevo esse blog?

Olá pessoal!

Domingo nós fomos a um churrasco na casa de um amigo do México. Estávamos conversando com ele sobre o blog e ele disse que pra manter um blog é preciso dedicação e nem todo mundo consegue... tirar um tempo regularmente pra escrever não é fácil... no início todo mundo tenta, mas depois de um tempo vai perdendo a graça, se entediando e acaba parando...

Eu fiquei refletindo sobre isso... eu gosto MUITO de escrever no blog, nem sabia que eu ia curtir tanto essa vida de blogueira! Acho legal pensar sobre os posts, o que eu vou escrever, como vai ser... fico pensando em quem está lendo... apesar de eu não ter noção de quem são 80% das pessoas que passam por aqui... enfim, é uma função legal pra mim!

No início, lá no Brasil, quando eu pensei em fazer um blog, meu principal objetivo era fazer um "diário de viagem". Eu sempre quis deixar tudo registrado, porque aos poucos eu vou esquecendo os detalhes, as impressões, etc... um amigo meu, meu compadre Guilherme, que mora na Bélgica, me disse antes de virmos pra cá: "Escreve um diário com todas as tuas impressões, com tudo o que tu percebes de diferente, relata todos os passeios e viagens... porque depois tuas impressões vão mudando e tu não te lembras mais dos detalhes lá do início!"
Foi isso o que eu pensei quando decidi escrever o blog... deixar registrado tudo o que eu estou vivendo esse ano, todos os lugares que eu visitar, minhas impressões, etc... Eu bem que poderia escrever um diário só pra mim, mas decidi compartilhar isso com minha família e meus amigos, até pra todos acompanharem um pouco dessa história! Às vezes eu penso que pode ser uma exposição meio desnecessária e é por isso que eu nunca publico foto de ninguém aqui (exceto minhas e do Ander)... :-)
O Ander não é muito assíduo aqui (momento reclamação), mas de vez em quando ele até lê os posts, hehehe...

Minha ideia é daqui algum tempo ler todos os posts e relembrar tudo o que eu fiz (na verdade vai ser só uns 10%, mas já é algo) e ver quem participou disso através dos recados... enfim, acho que tá dando certo... eu ainda tenho bastante vontade de continuar escrevendo aqui :-)
Eu vejo que têm algumas pessoas que chegam no blog através do google, procurando algo sobre o Canadá e acho isso muito bom. Fico feliz em poder passar um pouquinho de informação pra quem tem interesse em morar ou visitar Vancouver!

Na próxima sexta a família vem pra cá nos visitar \o/
Vão ficar duas semanas aqui! Provavelmente eu não vou aparecer muito por aqui... mas prometo me esforçar! De qualquer forma, vou ter bastante história pra contar por aqui depois!

Enfim, fica aqui a minha sugestão: se fores viajar, escreve sobre o que estás vivendo... não precisa ser um blog, tem outras milhares de maneiras de fazer isso. Escrever me ajuda a organizar as ideias, clarear meus sentimentos e me mantem conectada com muita gente!

Post meio chato esse, mas foi mais pra mim lembrar daqui algum tempo o que me fazia escrever toda a semana aqui!

Beijos, prometo vir com mais aventuras da próxima vez!

domingo, 9 de setembro de 2012

6 meses no Canadá... e aí?

Olá pessoal!

Eu já escrevi no blog que fizemos 6 meses aqui etc e tal... mas acho que esse fato merece um post só pra ele!

É pouco tempo, mas já aconteceram taaaaantas coisas que parecem 6 anos... e ao mesmo tempo, 6 dias!
Eu quase nem acredito que minha vida mudou tanto em tão pouco tempo... fico bem orgulhosa de mim e do Ander por encararmos essa "aventura" e virmos pra cá! Eu já aprendi muitas coisas por aqui, muito mais do que em 10 anos no Brasil... aliás, tem certas coisas que a gente só aprende quando mora em outro país!

Já venci tantos medos e ainda tenho muitos outros pra encarar... descobri que eu sei fazer coisas que eu nem sabia que era capaz... mudei minha rotina, meu critérios, minha visão de mundo, de gente, de certo e errado... mas não de uma maneira radical (não se assustem)! Quem conversar comigo provavelmente vai "ver" a mesma Joana... aquela de sempre... mas eu sei que eu mudei. Nem sei se é pra melhor ou não, mas sei que é diferente.
Tenho muito orgulho do meu marido. Sei que nem 1% das pessoas seria capaz de fazer o que ele fez, nem sei se euzinha teria essa coragem! Encarar o desafio de sair Brasil, vender tudo, pedir demissão do emprego e vir pra cá com todas as incertezas do mundo... tem que ter coragem!

A gente já conquistou muita coisa por aqui... está tudo indo bem e sei que temos muito mais pra viver nessas terras tão distantes! Cada vez eu gosto mais daqui e de todos que convivemos por aqui! Cada dia que passa me sinto mais em casa (especialmente agora na minha casa :-)

Estou vivendo um período da minha vida que eu jamais vou esquecer... não sei se teria coragem de migrar, pois envolve muitas outras questões que eu não sei se conseguiria... mas tá valendo a pena toda a função de morar aqui por um ano!

Se vocês tiverem essa oportunidade, não pensem duas vezes! É sofrido, difícil, tem dias que eu tenho vontade de pegar o primeiro avião e voltar... Mas tem o outro lado que me faz querer ficar: o lado das descobertas, das pequenas superações, das novidades... e vai tudo se encaixando e parecendo cada vez mais fácil!

Faz tempo que eu não sonho com o Brasil e isso é um bom sinal! Não que a minha saudade tenha diminuído, mas essa distância já está um pouco mais bem resolvida dentro de mim...

Ainda tenho imensa saudades de tudo daí,... das pessoas, da bagunça, da cultura, comida, família, ver meu irmão crescer e se tornar um "aborrecente", minha mãe falando sem parar, meu pai fazendo churrasco, o Bambam, meus avós/tios/primos, amigos, Estrela, Poa, passar as datas importantes na casa dos meus pais, tomar chimas/cerveja/"café" com minhas amigas, o hcpa, meu ap, minha rotina, minha psico... enfim, esses e muitos outros momentos... mas, quando eu voltar, vou sentir falta de tudo o que estou vivendo aqui também! E é uma saudades que me faz bem!

E que venham mais 6 meses :-))))))


Beijos!!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

6 meses de Canadá comemorados nos EUA!

Olá pessoal!

Esse final de semana foi feriadão de novo em Vancouver, o "labour day" ou o dia do trabalho! Então, quando se trata de feriado, lá vamos nós passear! Fomos pra Seattle, nos Estados Unidos.

Eu não estava esperando muito da cidade, só queria mesmo fazer compras... mas não é que me surpreendi muito com o local?!

Seattle fica perto de Vancouver, pouco mais de 200 km de viagem e acho que todo mundo teve a mesma ideia, porque a cidade estava lotadíssima! Fila pra absolutamente tudo... uma loucura!

Eu achei a cidade bem parecida com Vancouver em muitos aspectos... várias lojas e restaurantes iguais, o trânsito é bem parecido, prédios altos no centro e muita água!

A diferença mais gritante pra mim foram as pessoas... nossa, apesar de Vancouver e Seattle estarem tão perto, são bem diferentes nesse sentido... enfim, lá não tem canadenses... lá moram os norte-americanos e isso já explica muito!

Fizemos alguns passeios bem legais, como uma visita ao Space Needle que é um "disco voador" construído numa altura de 184 metros. A vista lá de cima é muito bonita, especialmente se o dia está ensolarado!

"Space needle"

A vista lá de cima

Fizemos um city tour (bem turistas) e passeamos pelos principais pontos da cidade. Fomos ao mercado público que é bem famoso e também é onde o Starbucks começou... passamos na frente da primeira loja, mas tinha taaaanta fila que desistimos de tentar entrar... como eu odeio café, nem me importei muito... o Ander também não deu muita bola...

Um dos pontos turísticos

O primeiro Starbucks

Mas o motivo principal da viagem foi "go shopping"! Fazer compras nos EUA vale bem mais a pena que no Canadá. Lá a taxa é menor e tudo é mais em conta... fomos em um outlet que mais parecia o Iguatemi em véspera de natal! Completamente lotado, uma função pra achar vaga no estacionamento, lojas lotadas, pessoas doidas comprando, enfim... passamos o dia todo lá... conseguimos almoçar as 16h da tarde, quando eu já estava quase desmaiando de fome... tudo isso porque não tinha condições de chegar perto da praça de alimentação antes...

Maaaaaaaaaaaas............ VALEU A PENA!!! Compramos mais do que devíamos, óbvio... mas conseguimos comprar muitas coisas por um precinho muito bom! Enfim... quero só ver levar tudo isso de volta pro Brasil...

Outro fato importante é que dia 03/09 fez 6 meses que estamos morando aqui... esse tempo passa rápido! Não sei se fico feliz ou triste... se quero ficar mais ou não... enfim, deixa chegar o inverno pra eu esclarecer meus sentimentos por Vancouver! hehehe!

Nós!

Beijos!

Ps.: quero comentários aqui no blog! Nada de comentar pelo facebook, e-mail, mensagens... comentem aqui :-)